PMT – Secretaria de Educação firma convênio com Sesc

maio 15, 2012

Fonte: Teresópolis

Teresópolis, 15 de maio de 2012 – Visando democratizar ainda mais o acesso a um serviço de qualidade e possibilitar a construção da cidadania do indivíduo, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Teresópolis firmou uma parceria com o Sesc Rio para o Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). A proposta é levar mensalmente uma turma da Rede Municipal de Ensino para uma excursão, onde os alunos terão acesso gratuito à cultura e informações além do seu contexto social.

 

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, a iniciativa do Sesc vem ao encontro do desejo da Secretaria. “Entendemos que a formação do indivíduo não se faz apenas em sala de aula. Exatamente por isso a Secretaria de Educação está sempre aberta a parcerias importantes como essa que o Sesc Rio veio nos oferecer e que podem oportunizar novas experiências aos nossos alunos, ajudando na construção da sua cidadania”, elogiou o Secretário.

 

A primeira unidade escolar a ser beneficiada com a parceria foi a Escola Municipal Heleno de Barros Nunes, no Fischer. Os alunos visitaram o Museu Casa do Pontal, resultado de meio século de pesquisas e garimpagens feitas pelo Brasil afora pelo designer francês Jacques Van de Beuque. A escolha do museu atende a contextualização do trabalho ‘Faces do Brasil’ que aborda a obra de Mestre Vitalino e que vem sendo desenvolvido pela SME.

 

“Decidimos priorizar escolas de comunidades mais carentes, que não possuem recursos financeiros para proporcionar aos alunos essas atividades. E a ideia é que possamos contextualizar os passeios com atividades pedagógicas que já estão sendo desenvolvidas pelos alunos, como o caso do projeto ‘Faces do Brasil: De Vitalino a Vila Lobos, o retrato do povo’, que está sendo trabalhado em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino”, explicou Carla Rabello, Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação.

 

Para a Diretora da Escola Heleno de Barros Nunes, professora Rosângela, a viagem proporcionada pelo Sesc e pela SME foi muito boa. “Partimos de Teresópolis com os alunos de 4º e 5º ano, público ideal para o tipo de visitação, em ônibus disponibilizado pelo SESC, que nos prestigiou, também, com um guia turístico maravilhoso. Chegamos ao Museu Casa do Pontal e os alunos interagiram com os guias o tempo todo. Após a visitação ao museu, partimos para o SESC da Tijuca, onde almoçamos e trocamos experiências a respeito do passeio”, contou a Diretora.

 

Segundo Márcia Peixoto, responsável pelo Setor de Eventos e Projetos Especiais da Secretaria de Educação, esta parceria contribui para a construção da cidadania dos alunos, além de enriquecer os projetos pedagógicos da SME. “A oportunidade dessas crianças, que muitas vezes nunca saíram de suas localidades, de conhecerem outras cidades e terem acesso a museus e exposições, amplia seus horizontes, aumenta suas perspectivas e desperta novas sensações e curiosidades em experiências que eles vão levar para o resto de suas vidas”, comentou Márcia.

 

O Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc segue sua parceria com a Secretaria de Educação atendendo os alunos da Rede Municipal de Ensino e em sua próxima edição levará alunos da Escola Municipal Amélia dos Santos Ramos, de Campo Limpo, também ao Museu Casa do Pontal, no Rio de Janeiro.

 

Texto: Marcelo Ferreira

 



Outras em Teresópolis



  • Via Sacra no Morro do Cruz reúne milhares de fiéis

    18/04/2014 18:41:35Pelo 55º ano seguido, a comunidade do bairro Partenon e entorno promoveu um dos mais belos espetáculos culturais da cidade: a Via Sacra do Morro da Cruz. A encenação, que teve início em frente ao Santuário José do Murialdo

  • Mia Couto homenageia Gabriel García Márquez

    O biólogo e escritor moçambicano Mia Couto, vencedor do Prêmio Camões em 2013, fez hoje (18) uma breve homenagem ao escritor colombiano Gabriel García Márquez durante debate na 2ª Bienal Brasil do Livro eda Leitura. Couto disse que

  • Preso líder do movimento grevista da PM baiana

    O presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), Marco Prisco, foi preso nesta tarde pela Polícia Federal. Marco Prisco liderou a greve da Polícia Militar (PM) da Bahia que terminou ontem (17)

  • Prefeitura diz que continua a negociar com ex-ocupantes do prédio da Oi

    A prefeitura do Rio informou hoje (18) que ofereceu abrigo e cadastro aos ex-ocupantes do prédio da Oi, que acamparam na Catedral Metropolitana depois de serem retirados da frente da prefeitura, mas eles se negaram a receber a ajuda. De

  • 1ª FEIRA DO PEIXE DA SEMANA SANTA VENDE 78 TONELADAS DE PESCADO

    18ABRNotícias 1ª FEIRA DO PEIXE DA SEMANA SANTA VENDE 78 TONELADAS DE PESCADO A 1ª Edição da Feira do Peixe promovida pela Secretaria Municipal da Pesca (SMP) e Prefeitura Municipal do Rio

Comentários estão encerrados.

Next post: