PMT – Secretaria de Educação firma convênio com Sesc

maio 15, 2012

Fonte: Teresópolis

Teresópolis, 15 de maio de 2012 – Visando democratizar ainda mais o acesso a um serviço de qualidade e possibilitar a construção da cidadania do indivíduo, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Teresópolis firmou uma parceria com o Sesc Rio para o Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). A proposta é levar mensalmente uma turma da Rede Municipal de Ensino para uma excursão, onde os alunos terão acesso gratuito à cultura e informações além do seu contexto social.

 

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, a iniciativa do Sesc vem ao encontro do desejo da Secretaria. “Entendemos que a formação do indivíduo não se faz apenas em sala de aula. Exatamente por isso a Secretaria de Educação está sempre aberta a parcerias importantes como essa que o Sesc Rio veio nos oferecer e que podem oportunizar novas experiências aos nossos alunos, ajudando na construção da sua cidadania”, elogiou o Secretário.

 

A primeira unidade escolar a ser beneficiada com a parceria foi a Escola Municipal Heleno de Barros Nunes, no Fischer. Os alunos visitaram o Museu Casa do Pontal, resultado de meio século de pesquisas e garimpagens feitas pelo Brasil afora pelo designer francês Jacques Van de Beuque. A escolha do museu atende a contextualização do trabalho ‘Faces do Brasil’ que aborda a obra de Mestre Vitalino e que vem sendo desenvolvido pela SME.

 

“Decidimos priorizar escolas de comunidades mais carentes, que não possuem recursos financeiros para proporcionar aos alunos essas atividades. E a ideia é que possamos contextualizar os passeios com atividades pedagógicas que já estão sendo desenvolvidas pelos alunos, como o caso do projeto ‘Faces do Brasil: De Vitalino a Vila Lobos, o retrato do povo’, que está sendo trabalhado em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino”, explicou Carla Rabello, Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação.

 

Para a Diretora da Escola Heleno de Barros Nunes, professora Rosângela, a viagem proporcionada pelo Sesc e pela SME foi muito boa. “Partimos de Teresópolis com os alunos de 4º e 5º ano, público ideal para o tipo de visitação, em ônibus disponibilizado pelo SESC, que nos prestigiou, também, com um guia turístico maravilhoso. Chegamos ao Museu Casa do Pontal e os alunos interagiram com os guias o tempo todo. Após a visitação ao museu, partimos para o SESC da Tijuca, onde almoçamos e trocamos experiências a respeito do passeio”, contou a Diretora.

 

Segundo Márcia Peixoto, responsável pelo Setor de Eventos e Projetos Especiais da Secretaria de Educação, esta parceria contribui para a construção da cidadania dos alunos, além de enriquecer os projetos pedagógicos da SME. “A oportunidade dessas crianças, que muitas vezes nunca saíram de suas localidades, de conhecerem outras cidades e terem acesso a museus e exposições, amplia seus horizontes, aumenta suas perspectivas e desperta novas sensações e curiosidades em experiências que eles vão levar para o resto de suas vidas”, comentou Márcia.

 

O Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc segue sua parceria com a Secretaria de Educação atendendo os alunos da Rede Municipal de Ensino e em sua próxima edição levará alunos da Escola Municipal Amélia dos Santos Ramos, de Campo Limpo, também ao Museu Casa do Pontal, no Rio de Janeiro.

 

Texto: Marcelo Ferreira

 



Outras Notícias em Teresópolis



  • Ponte dos Arcos será parcialmente interditada para pintura

    Postado em 1/10/2014Ponte dos Arcos será parcialmente interditada para pintura Normal 0 21 false false falsePT-BR X-NONE X-NONE/* Style Definitions */table.MsoNormalTable{mso-style-name:"Tabela normal";mso-tstyle-rowband-size:0;mso-tstyle-colband-size:0;mso-style-noshow:yes;mso-style-priority:99;mso-style-parent:"";mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;mso-para-margin:0cm;mso-para-margin-bottom:.0001pt;mso-pagination:widow-orphan;font-size:10.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";} A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços

  • Campanha Outubro Rosa será lançada oficialmente amanhã em Valadares

    O mês de outubro chegou e trouxe com ele a campanha Outubro Rosa – momento dedicado ao cuidado e à prevenção do câncer de mama. As ações já começaram, mas a campanha será aberta oficialmente amanhã (2), às 8h,

  • Contribuinte que aderir ao PPI-IPTU até 31 de outubro terá 70% de desconto

    Receita - Quarta-Feira 01 de Outubro de 2014 Contribuinte que aderir ao PPI-IPTU até 31 de outubro terá 70% de desconto Foto:Marlon Ganassin   Os contribuintes com dívidas de IPTU vencidas até 31 de dezembro de 2013

Comentários estão encerrados.

Next post: