‘Feira do Rolo’ leva mais de 300 pessoas ao Casarão de Brigadeiro Tobias

julho 1, 2013

Fonte: Prefeitura de Sorocaba

Notícias
01/07/2013 19h04
‘Feira do Rolo’ leva mais de 300 pessoas ao Casarão de Brigadeiro Tobias
Tânia Franco
ttferreira@sorocaba.sp.gov.br
Da Redação, Agência Sorocaba
A-A+ Tamanho da Letra

O tempo chuvoso e frio não espantou aquelas pessoas que gostam e estão ligadas à cria e comercialização de muares e de tudo que envolve esses animais. Na primeira edição oficial da “Feira do Rolo”, que aconteceu neste domingo (30) no Casarão de Brigadeiro Tobias, pelo menos 300 pessoas passaram pelo evento entre as 9h às 19h, segundo a diretora do Casarão, Sônia Nanci Paes.

Promovido pelo Centro de Treinamento de Muares 4A, em parceria com a Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), a feira repetiu uma das maiores tradições do interior paulista, a Feira de Muares, que ocorreu entre os séculos 18 e 19, à margem do Rio Sorocaba,e onde os tropeiros promoviam a troca e a compra e venda de utensílios e acessórios usados na lida. Além de sorocabanos, a “Feira do Rolo” atraiu visitantes de cidades como Jundiaí e Itu.

De acordo com Sônia Paes,a feira congrega a história e a cultura do tropeirismo e se traduz, ainda, num movimento de economia, já que vários animais foram comercializados no local. “Se depender do organizador da feira e das pessoas que participaram, devemos ter outra “Feira do Rolo” em agosto”, comentou. Entre as mercadorias trocadas e vendidas estavam estribos, arreios e facas.



Leia também em Sorocaba



Comentários estão encerrados.

Next post: