Sete Lagoas: Copa 2014: qualificação gratuita em Sete Lagoas

abril 13, 2012

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas

A qualificação profissional é uma das principais ações do governo federal para transformar a Copa 2014 no maior evento de todos os tempos. Com o objetivo de capacitar os trabalhadores brasileiros para atender com qualidade e competência aos visitantes, os ministérios do Turismo e da Educação vão levar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ao segmento turístico, o “Pronatec Copa”, que pretende capacitar 240 mil profissionais em todo o país.

O Pronatec Copa propõe 32 atividades ligadas ao setor de turismo, cursos de inglês, espanhol e libras. Além das 12 cidades-sede da Copa, municípios do entorno dessas cidades e destinos turísticos também serão contemplados com os cursos. O anúncio das cidades que receberão o Pronatec Copa foi feito esta semana pelos ministérios do Turismo e da Educação e Sete Lagoas consta entre as dez cidades mineiras escolhidas.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eder Bolson, “a escolha de Sete Lagoas demonstra o destaque alcançado pela cidade no cenário turístico nacional e sinaliza maior chance de sermos escolhidos como uma das bases de treinamento de uma das seleções para a Copa de 2014”, sinalizou. Para ele, o Pronatec é uma oportunidade ímpar de qualificar os trabalhadores sete-lagoanos para atender aos turistas que frequentam os restaurantes, hotéis e demais atrativos turísticos da cidade. “A Copa de 2014 passará, mas os ganhos na qualificação profissional das pessoas continuarão impulsionando o turismo e o desenvolvimento econômico da cidade. “Vamos precisar de mão de obra qualificada para implantarmos o Plano de Desenvolvimento Turístico: 2012-2020″, concluiu o secretário.

Os 32 cursos disponíveis variam de acordo com a escolaridade do aluno, que poderá optar por fazer dois cursos ao mesmo tempo: um de qualificação profissional e um de língua estrangeira ou libras. Podem participar apenas maiores de 18 anos, independentemente de escolaridade.

Os cursos oferecidos são: agente de informações turísticas, agente de viagens, atendente de lanchonete, auxiliar em serviços de hospedagem, auxiliar de confeitaria, auxiliar de cozinha, auxiliar de garçom, auxiliar de agenciamento de viagens, bartender, camareira, chapista, churrasqueiro, condutor de turismo de aventura, condutor de visitantes, copeiro, cozinheiro industrial, garçom básico, masseiro, mensageiro em meio de hospedagem, mestre de cerimônias, monitor ambiental, monitor de recreação, organizador de eventos, padeiro, confeiteiro, pizzaiolo, recepcionista, salgadeiro, sommelier e sushiman.

As pré-matrículas gratuitas já estão abertas e podem ser feitas através do site www.pronateccopa.turismo.gov.br. Os cursos terão duração de 160 horas presenciais (cerca de quatro meses). As aulas serão ministradas por profissionais do Senac e terão início no próximo dia 7 de maio. Além de Belo Horizonte (cidade-Sede) e Sete Lagoas, as demais cidades mineiras escolhidas foram Brumadinho, Congonhas, Mariana, Nova Lima, Ouro Preto, São João del Rei, Sabará e Tiradentes. Para mais informações, entre em contato pelo mailto:pronateccopa@turismo.gov.br



Leia também em Sete Lagoas



  • Almoxarifado da Saúde vai ganhar novo espaço

    Visando ampliar e melhorar o almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Sete Lagoas irá construir uma nova sede, dobrando seu tamanho de mil para dois mil metros quadrados de área construída. O novo setor receberá do governo

  • Escritor Sete-lagoano lança livro sobre vivências militares

    O Centro Cultural Casarão em mais uma iniciativa de apoio e valorização da arte e cultura de nossa terra, realiza no próximo dia 28 de novembro, quarta feira, às 20h, o lançamento do livro Trinta Anos, histórias e causos de

  • Ações de combate à dengue são reforçadas

    Programa de conscientização da população, mediante visitas de agentes e distribuição de cartilhas, além de campanha de divulgação com dicas de prevenção à doença e treinamento de agentes são algumas ações para reforçar o combate à dengue em Sete Lagoas.

  • Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

    Profissionais e especialistas em segurança alimentar e nutricional estão convidados a participar, na próxima quarta-feira, dia 25, do seminário municipal que será realizado pela Prefeitura de Sete Lagoas, através de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O evento acontecerá

Últimos termos buscados:

  • COPA SETE LAGOAS 2014

Comentários estão encerrados.

Next post: