São José do Rio Preto: Emcop entrega mais uma casa do Programa Imóveis em Situação de Risco

fevereiro 5, 2013

Fonte: Prefeitura de São José do Rio Preto

Divulgação  A Prefeitura, por meio da Emcop – Empresa Municipal de Construções Populares, realizou a entrega de uma casa no Bairro Vila União, na última semana. A unidade foi demolida e totalmente reconstruída, depois de laudo da Defesa Civil. É a segunda casa entregue nesse programa, desde o ano passado.A reconstrução integra o programa de Reforma e Melhorias de unidades habitacionais em Situação de Risco, mantido pelo município e que visa levar melhores condições de vida para pessoas carentes e evitar acidentes com desabamentos.
A obra só é definida após o recebimento de laudos emitidos pela Comissão Municipal da Defesa Civil, atestando tecnicamente a situação de risco, e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos da Cidadania, atestando a carência da respectiva família.
Após recebimento destes laudos os representantes dos Departamentos Técnicos de Engenharia e Social da Emcop vão até o local da unidade para comprovar o conteúdo dos laudos.
Detectada a necessidade da intervenção, é formalizado um contrato entre a Emcop e o munícipe. O proprietário da casa paga somente os materiais efetivamente gastos na obra, e a mão-de-obra é por conta da Emcop. O pagamento do material de construção é pago de forma parcelada e após a entrega da casa pronta. Neste caso as parcelas serão de R$70.
A família beneficiada nesta reforma é composta por Adelina Fonseca, 70 anos, aposentada; seu filho José Evandro Fonseca, de 37 anos, vigilante; sua nora, Fabiana Angélica Martins, 34 anos, desempregada, os netos Tainá, de 16 anos, Evandro, de 13 anos, Erick, de 11 anos e Julia de 5 anos.
A Sra. Adelina é natural da cidade de Córrego Turucucu – MG, e mora em nossa cidadehá 50 anos.
Antes da intervenção da EMCOP sua família vivia em uma construção em alvenaria, composta por 3 dormitórios, um banheiro, sala e cozinha.
Na vistoria realizada pelo Departamento de Engenharia da EMCOP foram constatadas muitas trincas que comprometiam grande parte da alvenaria, o piso do banheiro estava cedendo, por conta da rede de esgoto que precisava ser refeita com urgência.
As esquadrias tanto em madeira quanto as metálicas estavam em péssimo estado de conservação e precisavam ser trocadas. As instalações Elétricas no teto ficavam expostas e apresentava fios soltos e emendas.
Dadas as condições precárias do imóvel, houve a necessidade de demolição do imóvel e a reconstrução de acordo com o padrão da EMCOP, que consiste em uma planta de 53,76 m², com três dormitórios, cozinha, sala e banheiro.
As obras tiveram início em 03 de julho de 2012.Ellen Lima



Outras Notícias em São José do Rio Preto



  • FIT registra público de 75 mil em dez dias de apresentações

    Ferdinando RamosSueños de Gigante cativou o público com cores vibrantes Durante dez dias, as artes cênicas invadiram São José do Rio Preto e região. A 14ª edição do FIT – Festival Internacional de Teatro terminou no último sábado (30/8). Ao

  • Saúde começa a vacinar contra HPV

    ArteTeve início nesta segunda-feira, dia 1º de setembro, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra HPV, voltada para adolescentes com idade entre 11 e 13 anos. Em Rio Preto, a Secretaria de Saúde já disponibilizou a vacina em

  • Assistência Social entrega Passe Gratidão

    Sergio Menezes/SMCSA secretária Helena Marangoni entregou as carteirinhasA secretária de Assistência Social de Rio Preto, Helena Cristina Marangoni, entregou nesta sexta-feira (29/8), o Passe Gratidão a 170 rio-pretenses da terceira idade. O benefício possibilita aos munícipes com ou acima de

  • Guarda treina agentes para atuar contra o crack

    Sergio Menezes/SMCSO curso visa capacitar agentes para ação comunitária. A GCM – Guarda Civil Municipal realiza a partir desta segunda-feira (01/9), às 7h30, no auditório Juan Bérgua, localizado no térreo da Prefeitura de São José do Rio Preto, o curso

Comentários estão encerrados.

Next post: