Salvador: Codecon atende população na Praça Municipal

abril 3, 2012

Fonte: Prefeitura de Salvador

Quem passar pela Praça Municipal, na entrada do ElevadorLacerda, até esta quarta-feira (4), das 9 às 13h, terá a oportunidade deesclarecer dúvidas relacionadas ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). Desde estaterça-feira (3), a Prefeitura de Salvador instalou no local o Balcão doConsumidor – projeto itinerante da Coordenadoria de Defesa do Consumidor(Codecon).

 

Esta é a segunda vez que o Balcão do Consumidor é instaladona Praça Municipal. No último dia 21 de março, 70 pessoas foram atendidas em umcurto espaço de tempo, e a expectativa é realizar ainda mais atendimentos.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos ePrevenção à Violência (Sesp), uma das principais reclamações dos consumidores équanto aos produtos com avaria ou atraso nos prazos de entrega. “Nos casos deprodutos com defeito, o consumidor pode exigir a substituição do item, semsubmeter o mesmo a conserto. Em outras situações, ele podeve também pedir o ressarcimento do valor pago”, explicou Antônio Carlos Lima,coordenador em exercício do setor de Educação e Divulgação (Sediv) da Codecon.

 

A diarista Paulina Rose de Jesus, 28 anos, foi uma daspessoas que procuraram o balcão em busca de ajuda. “Comprei um fogão há poucomais de um ano, porém o forno não funciona. Como o produto estava na garantia,acionei a loja, mas o problema não foi resolvido”, contou. A orientação para essecaso, conforme Antônio Carlos Lima, é de que a consumidora busque pela troca dofogão defeituoso. “Ela tem o direito de exigir outro produto, já que o fogãoapresentou defeito estando em período de garantia e o reparo não deuresultado”, esclareceu.

 

Outra recomendação é de que a denúncia seja registrada pelaconsumidora na sede da Codecon, na Rua Chile, no Centro. Mais informaçõespodem ser obtidas através do número de telefone (71) 2203-3417. “Vou procurar oórgão, pois esse é um problema que estava tentando resolver há muito tempo.Achei muito interessante a possibilidade de tirar as minhas dúvidas de um modotão prático”, aprovou a diarista.

 

Na sede do órgão, os consumidores são orientados por umprofissional da área jurídica sobre os documentos necessários para requerer,junto à justiça, o cumprimento do CDC. O setor jurídico acompanhará todo oprocesso até que se chegue a uma resolução do problema.

 

Serviços- Alémdo Balcão do Consumidor, a Codecon disponibiliza outros serviços gratuitos paraa população, pois também é responsável pela fiscalização de leis municipais. Exemplodisso, são as leis anti-fumo e dos 15 minutos (limite máximo permitido por leique o cliente deve permanecer nas filas de atendimento), além do uso decelulares em agências bancárias e preços e qualidade de produtoscomercializados em estabelecimentos comercias.



Mais em Salvador



Últimos termos buscados:

  • telefones codecon salvador

Comentários estão encerrados.

Next post: