Praia Grande: Zoonoses cria site para adoção de animais

fevereiro 17, 2012

Fonte: Prefeitura de Praia Grande

Quem deseja ter um cão ou gato de estimação e ainda fazer uma boa ação agora tem tudo isso de graça pela internet. A Divisão de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande acaba de lançar um site para facilitar a escolha pelos interessados. Clicando em www.zoonosespg.blogspot.com, é possível ter acesso a um álbum de fotos de animais de diferentes raças. No momento, cerca de 60 cães e 25 gatos se encontram à espera de um dono.

Depois de fazer a escolha, basta se dirigir ao Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Rua Antonio Candido da Silva, s/nº, no bairro Vila Sônia, para retirar o bichinho. Para a chefe do setor, Maria Fernanda Gonçalves, além de levar alegria para o lar, o novo proprietário também estará ajudando a melhorar a qualidade de vida dos animais do setor. “Eles precisam de carinho e um tratamento individualizado”.

Para adotar um bicho de estimação, é preciso preencher um cadastro e um documento de Posse Responsável, no qual o dono se compromete a cuidar adequadamente do seu novo animal.

Também é preciso ter residência fixa, ser maior de idade e apresentar um documento de identidade. Ao deixar o abrigo, o animal já sai imunizado contra vermes, mas precisa ser levado a uma clínica para que receba as vacinas contra eventuais bactérias contraídas do antigo ambiente onde permaneceu.

O site também traz informações sobre castração animal e outros assuntos. Por dia, são realizadas gratuitamente de 10 a 14 castrações no Centro de Zoonoses. Os procedimentos são realizados para atender pedidos de proprietários de animais ou em animais apreendidos.

Apreensão – De acordo com o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesap, Luiz Marono, o serviço de apreensão de animais é específico para situações extremas. Não se pode recolher, por exemplo, um animal que vive na rua sendo cuidado pela comunidade.

Conforme a Lei número 12.916, de 2008, mesmo animais que não têm dono, mas que são mantidos pela comunidade, devem ser considerados cães comunitários e, por esse motivo, devem ser mantidos em seus locais ainda que não tenham responsáveis definidos.

Maus tratos – Ao perceber um crime de maus tratos contra animais, recomenda-se denunciar o fato em uma das delegacias da Cidade. O abandono de animal está incluído neste delito, que prevê pena de seis meses a dois anos de prisão, além de multa a ser estabelecida pela Justiça.

No caso de abandono de animais, prática que tem sido comum no Município e que é o principal motivo da superlotação do canil municipal, a Divisão de Controle de Zoonoses pede que, se possível, seja anotada a placa do veículo ou algum elemento que ajude na identificação do responsável pelo ato. O denunciante deve mencionar os dados na ocasião do registro da ocorrência para que seja possível identificar e punir os criminosos.

Para mais informações, os telefones do Centro de Controle de Zoonoses de Praia Grande são : 3496-5275 e 3596-1882.

.::Concurso Público
–>



Veja também em Praia Grande



Últimos termos buscados:

  • zoonose praia grande
  • doação de cães zoonozes praia grande
  • www doaranimaispraiagrande gov br
  • zoonoses de praia grande adota animais

Comentários estão encerrados.

Next post: