Nova Iguaçu: Educação promove Seminário sobre Educação e Surdez

setembro 30, 2011

Fonte: Prefeitura de Nova Iguaçu

NotíciasPostada em 30/09 – 10:59 Educação promove Seminário sobre Educação e Surdez

Cerca de 300 pessoas, entre professores de salas de recursos, pais, estudantes e profissionais da área de saúde e assistência participam nos próximos dias 5 e 6 de outubro do I Seminário sobre Educação e Surdez. O encontro é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed), o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e o Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (Napes) da Coordenadoria Metropolitna I.

 O seminário, que acontece no campus Nova Iguaçu da Universidade Estácio de Sá, visa  melhorar a qualidade do ensino da pessoa com surdez, na perspectiva da inclusão. A rede municipal de ensino de Nova Iguaçu atende 33 estudantes com surdez, que utilizam as salas de recursos – espaços voltados para o atendimento especializado a alunos com necessidades educacionais especiais. Ao todo, existem 36 salas na rede, que também atendem alunos com baixa visão, cegos, autistas e diversos tipos de deficiências mentais e neurológicas.

 Durante os dois dias de encontro, assuntos que envolvem o dia-a-dia das famílias e professores de estudantes surdos serão discutidos. As palestras serão ministradas por professores do INES, do Ministério da Educação. O tema de abertura será “Políticas públicas na área da surdez: perspectiva histórica, legislação e construção”, que abordará o histórico da cultura surda, a obrigatoriedade do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a construção destas políticas públicas para os surdos.

Segundo Solange Vianna, da equipe de educação inclusiva da Semed, a participação dos pais é importante. “Queremos que os familiares das crianças surdas conheçam a importância do conhecimento da Libras, a partir do entendimento da educação dos surdos”, afirmou Solange.

 Ainda no dia 5, acontece o painel “Formação de profissionais: em libras e nas dimensões clínica e social”, que é focado nas necessidades dos surdos, como o atendimento fonoaudiólogo e programas sociais. No dia 6, acontece a palestra “Ensino: dimensão linguística e estratégias de ensino”.

O campus Nova Iguaçu da Universidade Estácio de Sá fica localizada à Rua Oscar Soares (antiga Plínio Casado), 1.466 – Califórnia.



Outras em Nova Iguaçu



  • Titular da SMAPA prestigia a homenagem aos 35 anos da Feira do Produtor

    Os integrantes da Feira do Produtor de Caxias do Sul receberam muitos aplausos do Legislativo caxiense, em sessão solene na noite desta quarta-feira (29/10). Os 35 anos de história da feira motivaram a homenagem do Legislativo. A cerimônia foi conduzida

  • Barueri recebe imortal da Academia Brasileira de Letras

    30/10/2014 «-»»Barueri recebe imortal da Academia Brasileira de Letras   Evanildo Cavalcante Bechara, durante palestra sobre Ariano SuassunaO imortal da Academia Brasileira de Letras, Evanildo Bechara, esteve em Barueri em palestra para os alunos do ITB Professor Munir José, no Jardim

  • Bandas Carnavalescas voltam a se reunir dia 3

    Encontro acontece nas Oficinas Culturais, às 19h30, para acertar os preparativos A Secretaria da Cultura de São Vicente programou para a próxima segunda-feira (3), às 19h30, nas Oficinas Culturais da Prefeitura (Rua Tenente Durval do Amaral, 72, Catiapoã), mais

  • Criciúma recebe vistoria para os Jasti

    Criciúma recebe vistoria para os Jasti Candidatura à condição de sede será defendida no dia 16 de novembro, em Itajaí Data de inclusão do conteúdo: 30/10/2014 Última Atualização: 30/10/2014/ Fotos: João Pedro AlvesTexto: João Pedro Alves - SC 04171 JP

Comentários estão encerrados.

Next post: