Manaus: Prefeitura inicia abastecimento de medicamentos nas unidades de saúde

junho 20, 2012

Fonte: Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus iniciou esta semana, o abastecimento de medicamentos e itens farmacêuticos nas unidades de saúde do município, referente ao mês de julho. O trabalho, que é feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), se estenderá até o próximo dia 13 do mês que vem, cobrindo os quatro Distritos de Saúde da área urbana.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, informa que a população pode consultar a lista de medicamentos na página que a Semsa mantém na Internet, hospedada no Portal da Prefeitura. Basta entrar no sitewww.pmm.am.gov.br ou www.manaus.am.gov.br, ir em “Escolha a Secretaria” e clicar em Semsa. No link “Medicamentos” são encontradas as planilhas com os medicamentos agrupados por programas.

Nesta sexta-feira (22), o trabalho de abastecimento será concluído nas unidades do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul). De 25 a 29 de junho, será a vez das unidades do Disa Oeste. A reposição de estoques do Disa Leste acontecerá de 02 a 06 de julho. Entre os dias 09 e 13, o reabastecimento mensal será concluído pelas unidades do Disa Norte.

Antibióticos – A Semsa reforça que, visando atender Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabeleceu novos critérios de embalagem, rotulagem, dispensação e controle dos antibióticos, a dispensação desse tipo de medicamento, na rede municipal de saúde, é realizada somente nas Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde de Pronto Atendimento (UBS/PAs) e unidades do Programa Farmácia Gratuita. “Não há dispensação de antibióticos, por exemplo, nas Unidades Básicas de Saúde da Família”, frisa Maria Vanda Viana, da Gerência de Medicamentos da Semsa. 

Na zona Sul da cidade, as unidades de referência para a retirada gratuita de antibióticos na rede municipal de Saúde são as Policlínicas Castelo Branco, no Parque 10, e Dr. Antônio Reis, no São Lázaro; e a Farmácia Gratuita localizada no V-8. Na zona Norte, a dispensação de antibióticos está sendo feita na Policlínica Enfª. Anna Barreto, no Monte Sião; Policlínica José Antônio da Silva, no Monte das Oliveiras; UBS/PA Balbina Mestrinho, na Cidade Nova e na unidade do Programa Farmácia Gratuita que funciona no terminal de ônibus do mesmo bairro, o T3.

Já na zona Oeste, os antibióticos podem ser retirados nas Policlínicas Dr. Raimundo Franco de Sá, no Nova Esperança; Dr. Djalma Batista, na Compensa I e na Farmácia Gratuita da Compensa. Na zona Leste, a retirada desse medicamento pode ser feita nas Policlínicas Dr. Comte Telles, no São José III; e Enfª Ivone Lima, no Coroado  III, além das unidades do Farmácia Gratuita instaladas no T4, do bairro Jorge Teixeira, e T5, no São José.

Ao definir regras mais rígidas para a embalagem, rotulagem, dispensação e controle dos antibióticos, um dos objetivos da Anvisa é inibir a automedicação e o uso indiscriminado desse tipo de medicamento. A regra vale para 93 tipos de substâncias antimicrobianas que compõem todos os antibióticos registrados no Brasil, como amoxicilina, azitromicina e cefalexina.

_________________________________________Três Comunicação3651-7126 / 3651-8568 / 9116-3591 / 9116-1702Comunicação Semsa – 3236-8315/8844-5635trescom.am@gmail.com



Veja também em Manaus



Comentários estão encerrados.

Manaus: Prefeitura inicia abastecimento de medicamentos nas unidades de saúde

março 29, 2012

Fonte: Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus iniciou esta semana, o abastecimento de medicamentos e itens farmacêuticos nas unidades de saúde do município, referente ao mês de abril. O trabalho, que é feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), se estenderá até o dia 20, cobrindo os quatro Distritos de Saúde da área urbana.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, informa que a população pode consultar a lista de medicamentos na página que a Semsa mantém na Internet, hospedada no Portal da Prefeitura. Basta entrar no site www.pmm.am.gov.br ou www.manaus.am.gov.br, ir em “Escolha a Secretaria” e clicar em Semsa. No link “Medicamentos” são encontradas as planilhas com os medicamentos agrupados por programas.

Nesta sexta-feira (30), o trabalho de abastecimento está sendo concluído nas unidades do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul). De 02 a 5 de abril, será a vez das unidades do Disa Oeste. A reposição de estoques do Disa Leste acontecerá de 09 a 13 de abril. Entre os dias 16 e 20 de abril, o reabastecimento mensal será concluído pelas unidades do Disa Norte.

Antibióticos – A Semsa reforça que, visando atender à Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 44/2010, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabeleceu novos critérios de embalagem, rotulagem, dispensação e controle dos antibióticos, a dispensação desse tipo de medicamento, na rede municipal de saúde, é realizada somente nas Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde de Pronto Atendimento (UBS/PAs) e unidades do Programa Farmácia Gratuita, que funcionam nos terminais de ônibus. “Não há dispensação de antibióticos, por exemplo, nas Unidades Básicas de Saúde da Família”, frisa Maria Vanda Viana, da Gerência de Medicamentos da Semsa. 

 Na zona Sul da cidade, as unidades de referência para a retirada gratuita de antibióticos nas farmácias da rede municipal de Saúde são as Policlínicas Castelo Branco, no Parque 10, e Dr. Antônio Reis, no São Lázaro. Na zona Norte, a dispensação de antibióticos está sendo feita na Policlínica Enfª. Anna Barreto, no Jorge Teixeira; Policlínica José Antônio da Silva, no Monte das Oliveiras; UBS/PA Balbina Mestrinho, na Cidade Nova e na unidade do Programa Farmácia Gratuita que funciona no terminal de ôninus do mesmo bairro, o T3.

Já na zona Oeste, os antibióticos podem ser retirados nas Policlínicas Dr. Raimundo Franco de Sá, no Nova Esperança; e Dr. Djalma Batista, na Compensa I. Na zona Leste, a retirada desse medicamento pode ser feita nas Policlínicas Dr. Comte Telles, no São José III; e Enfª Ivone Lima, no São José III, além das unidades do Farmácia Gratuita instaladas no T4, do bairro Jorge Teixeira, e T5, no São José.

Ao definir regras mais rígidas para a embalagem, rotulagem, dispensação e controle dos antibióticos, um dos objetivos da Anvisa é inibir a automedicação e o uso indiscriminado desse tipo de medicamento. A regra vale para 93 tipos de substâncias antimicrobianas que compõem todos os antibióticos registrados no Brasil, como amoxicilina, azitromicina e cefalexina.

 

___________________________________________Três Comunicação3651-7126 / 3651-8568 / 9116-3591 / 9116-1702Comunicação Semsa – 3236-8315/9608-3540



Outros posts em Manaus



Comentários estão encerrados.

Next post: