Macapá: Prefeitura de Macapá investe na saúde do município

fevereiro 8, 2012

Fonte: Prefeitura de Macapá

Prefeitura de Macapá investe na saúde do municípioQuarta-Feira, 08/02/2012 às 18h44 Por Comunicação Social

Como parte do processo de reestruturação das unidades básicas de saúde a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está tomando uma série de medidas para melhorar a oferta dos serviços aos usuários.

A Semsa já está em processo de manutenção da rede elétrica, o grande vilão das unidades de saúde. Com a reforma elétrica problemas como queima de ar-condicionado, auto-clave e perda de vacina, que causam transtorno aos usuários quando necessitam realizar exames e atualizar o calendário nacional de vacinação, serão sanados.

Já está em andamento o processo licitatório para contratação de uma empresa que informatizará o resultado dos exames realizados pelo sistema municipal de saúde. Com o novo serviço os usuários terão acesso aos resultados através da internet e por meio de mensagens via celular. Outra novidade é que o usuário poderá pegar o resultado do exame em qualquer unidade de saúde da cidade.

A secretaria está estruturando em cada unidade de saúde uma sala de referência para o atendimento das equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf). O Nasf é uma iniciativa do governo federal, para ampliar a abrangência das ações da atenção básica. Em Macapá as oito equipes do núcleo são constituída por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, como psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, educador físico, fonoaudiólogo e assistente social,
que agem em parceria com as equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF).

Várias são as medidas a fim de proporcionar melhor qualidade de atendimento à população. A Prefeitura de Macapá vai reformar nove unidades de saúde, através do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde. O Ministério da Saúde já aprovou a liberação de recurso de mais de R$ 800.000,00. As unidades contempladas são: UBS Marcelo Cândia, Rubim Aronovitch, Perpétuo Socorro, Álvaro Corrêa (São Lázaro), Congós, Lélio Silva, Rosa Moita, Leozildo Barreto Fontoura (Zerão) e Cabralzinho.

Além disso, as Unidades de Saúde Cidade Nova e Infraero II já estão em processo final de licitação, junto a Secretaria Municipal de Obras,para reforma e ampliação. Outras duas unidades: Pacoval e Pedrinhas estão com projeto de reforma e ampliação sendo analisados pela Caixa Econômica Federal.

“Todo o processo que estamos desenvolvendo é para melhorar ainda mais o atendimento aos usuários e as condições de trabalho de nossos profissionais”, finalizou o secretário de saúde, Otacílio Barbosa.



Novas Notícias em Macapá



Comentários estão encerrados.

Next post: