Macaé: Secretaria de Ambiente fecha o canal da Lagoa

junho 29, 2012

Fonte: Prefeitura de Macaé

A Secretaria de Ambiente esteve nesta sexta-feira (29) na Praia das Pedrinhas para fechar o cordão de areia, do canal vertedouro, da Lagoa de Imboassica. A ação aconteceu em parceria com a Secretaria de Limpeza Urbana, com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e com o município de Rio das Ostras. O procedimento foi necessário depois da abertura clandestina do canal, na madrugada de quinta (28), ocasionando a diminuição do nível de água.

De acordo com o secretário de Ambiente, Romulo Campos, o fechamento do canal foi necessário para que a lagoa esteja com a profundidade dentro do limite mínimo, que é de 80 centímetros. A preocupação era com o período de estiagem, o que poderia reduzir ainda mais o nível de água, o que facilita a pesca predatória.

Para evitar novas aberturas, é necessário que seja feito ronda noturna no local. Uma reunião está agendada com o secretário de Ambiente de Rio das Ostras, Ivan Noé Freitas Antunes, para o início da próxima semana. A intenção é realizar uma ação conjunta entre as duas cidades, para intensificar a vigilância no local.

A Lagoa teve o canal vertedouro aberto pela Secretaria de Ambiente no dia 11, por conta das chuvas, que resultou no aumento do nível de água e alagamento das ruas próximas ao local.



Veja também em Macaé



Comentários estão encerrados.

Next post: