Limeira: Saúde visual: a importância do exame oftalmológico

janeiro 24, 2012

Fonte: Prefeitura de Limeira

Diagnosticar e prevenir doenças. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, esta é a importância do exame oftalmológico, que deve ser feito periodicamente.

“Por meio do exame oftalmológico é possível identificar as patologias mais frequentes em cada faixa etária. O primeiro exame é feito assim que a criança nasce. Em Limeira, todas as maternidades do município realizam o Teste do Reflexo Vermelho”, diz o secretário da pasta, Gerson Hansen Martins.

O Teste do Reflexo Vermelho diagnostica duas doenças graves, uma enquanto bebê e outra ao alcançar a idade escolar. Nos bebês, diagnostica-se a catarata congênita de retinoblastoma (tumor da retina) e mais tarde, na idade escolar, professores da rede do município são treinados por uma equipe da Secretaria da Saúde para realizar o exame conhecido como Pesquisa da Acuidade Visual.

“A Pesquisa da Acuidade Visual verifica se a criança tem doenças como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, conhecidas como patologias da refração. E a Secretaria desenvolve um Programa conhecido como Saúde na Escola, que desempenha a Pesquisa de Acuidade Visual”, explica Martins.

É importante que os pais fiquem atentos aos seus filhos. Se eles se queixarem de dor de cabeça, mal estar após algum esforço visual ou se aproximar muito de livros para ler, é necessário procurar imediatamente um oftalmologista, pois o médico irá avaliar se a criança está precisando usar óculos.

O secretário alerta que não são apenas crianças que devem fazer o exame oftalmológico. “Gestantes precisam seguir corretamente o pré-natal para o diagnóstico precoce de doenças que podem levar a catarata nas mães e nos bebês, como toxoplasmose e outras doenças”.

Segundo Martins, idosos também devem realizar o exame. “Após os 60 anos de idade, a pessoa deve fazer o exame anualmente para pesquisa da principal causa de cegueira curável. No mundo, a catarata é a principal causa de cegueira, assim como a degeneração macular senil (perda da visão no campo visual), que é irreversível”, explica o secretário.

Cuidados
O secretário alerta que as pessoas com diabetes devem ter cuidado redobrado, já que, devido às lesões causadas pelo diabetes no fundo do olho, como hemorragias, edemas e microaneurismas, estes pacientes diabéticos e também os hipertensos, precisam realizar periodicamente o exame oftalmológico. “Estas doenças podem ser tratadas com laserterapia, disponível em Limeira pelo Sistema Único de Saúde – SUS”, informa Martins.

Para a aposentada Maria Aparecida Ferreira, 60 anos, o exame oftalmológico é importante. “Sou hipertensa e tenho problema cardíaco. Já fiz uma cirurgia nos olhos há aproximadamente três anos devido à uma doença crônica, inclusive fiz a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o atendimento é ótimo. Os profissionais fazem de tudo para ajudar a quem precisa”, enfatiza a aposentada.

Atendimentos em 2011
A Secretaria Municipal da Saúde informa que, em 2011, foram realizados 22.580 atendimentos oftalmológicos na rede municipal de saúde. Deste total, segundo a Secretaria, 13.115 no Hospital Dia, 5.114 no Centro de Especialidades e Diagnóstico I (CED) e 4.351 atendimentos na Sociedade Operária Humanitária de Limeira.

Agendamento de consulta
As consultas com o oftalmologista devem ser solicitadas pelos médicos de atenção básica do SUS. Apenas usuários com mais de 40 anos, que já façam uso de óculos, podem solicitar a consulta diretamente no CED e pelo telefone 3442-5240, de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h30.



Veja também em Limeira



Comentários estão encerrados.

Next post: