Juiz de Fora: Balanço 2013 : Prefeitura efetiva quase 500 aprovados em concursos

dezembro 12, 2013

Fonte: Prefeitura de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA – 12/12/2013 – 17:20

Balanço 2013 : Prefeitura efetiva quase 500 aprovados em concursos

A valorização do servidor público foi destaque em 2013 entre as diversas ações desenvolvidas pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH). Neste ano, foram nomeados mais de 480 novos servidores para as áreas de saúde, educação e administrativa, aprovados em concursos públicos da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Em 2012, foram 168 nomeações, ao todo. Visando a atender demandas emergenciais, a SARH abriu cerca de 25 editais para contratação temporária, em diversas áreas da saúde e da educação. A seleção para contratação temporária de professor para 2014 recebeu mais de oito mil inscrições.

Além disso, o relacionamento com o funcionalismo tem sido marcado por diálogo permanente. Durante todo o ano, foram mantidas conversas com os sindicatos dos Servidores Públicos (Sinserpu), dos Professores (Sinpro), de Médicos, Odontólogos, Engenheiros (Senge), Arquitetos e com associações de servidores municipais.

Pela primeira vez na PJF, houve a abertura de inscrições para curso de treinamento para sete carreiras ao mesmo tempo, visando à seleção competitiva interna para as classes de Agente de Atendimento ao Público, Assistente de Administração, Fiscal de Posturas Municipais, Guarda Municipal, Oficial de Mecânica Leve, Oficial de Mecânica Pesada e Técnico de Nível Médio, dos quadros dos servidores municipais da Administração Direta, do Demlurb, da Fundação Museu Mariano Procópio, do Procon e dos servidores da Funalfa. A disponibilização do serviço de contracheque online, reivindicação antiga, também foi atendida nesta gestão.

Foram divulgados o resultado da seleção competitiva para Motorista de Veículo leve e pesado e a data da primeira prova para a progressão na carreira de Auxiliar de Enfermagem. As conquistas foram anunciadas pelo prefeito Bruno Siqueira, em outubro, na Semana do Servidor. No mesmo mês, teve início o curso de treinamento para a classe de Secretário Escolar.

Em agosto, foi lançado o “Mural PJF”, um boletim semanal exclusivo para os servidores, que ultrapassou a marca das 15 edições, marcando uma nova forma de comunicação com o funcionário da PJF.

Neste mês de dezembro, a SARH deu início à atualização da base de dados cadastrais para conhecimento da situação previdenciária dos servidores efetivos da Prefeitura de Juiz de Fora. A atualização visa a atender às orientações técnicas para adequação do Regime Próprio de Previdência do Município de Juiz de Fora (RPPS) dos servidores públicos municipais.

A secretária de Administração e Recursos Humanos, Andréia Goreske, enfatiza que a a Pasta foi reestruturada para valorização do servidor. “No princípio do ano, as ações se centralizaram na organização institucional da SARH, para que pudessem ocorrer as diversas ações visando à valorização do servidor. Isso só foi possível com o trabalho conjunto das subsecretarias e do gabinete”, explica.

Cidadania

Subordinado à SARH, o departamento da Guarda Municipal completou cinco anos em 2013 com saldo positivo. Foram mais de 1.200 registros durante todo o ano, reforçando a missão institucional da corporação de colaborar com a Segurança Pública Municipal e o bem-estar do cidadão, atuando na proteção de bens, serviços e instalações, de forma preventiva e comunitária.

Além disso, mais de 30 escolas das redes municipal, estadual e particular foram visitadas pelo projeto Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas (Gape) e receberam palestras sobre cidadania, “bullying”, valores humanos, drogas, meio ambiente e trânsito. Mais de três mil estudantes tiveram contato com o projeto durante todo o ano.

Institucional

Dividida em três subsecretarias – Desenvolvimento Institucional (SSDI), Pessoas (SSP) e Dinâmica Administrativa (SSDA) -, a SARH atendeu solicitações de todas as unidades gestoras da PJF. Através da SSDI, foram desenvolvidas várias ações visando à otimização dos processos de trabalho, propiciando a melhoria no atendimento interno e externo da PJF, bem como ajustes nas estruturas organizacionais das secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Social (SDS), Planejamento e Gestão (Seplag), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda (Sdeer), Administração e Recursos Humanos (SARH), Comissão Permanente de Licitação (CPL), e, recentemente, Saúde.

A Escola de Governo, subordinada à SSP, tem oferecido, mensalmente, cursos de capacitação aos servidores, nas áreas de informática, inglês, espanhol e libras, visando à capacitação constante do servidor. Em novembro, foram abertas inscrições para 20 novos cursos. Ainda na SSP, através do Departamento de Ambiência Organizacional (Damor), o Programa de Atividade Física e Qualidade de Vida reuniu mais de cem servidores de diversas secretarias em apresentações de dança de salão, em festivais da área em Juiz de Fora, dando visibilidade ao trabalho executado pelo departamento. Também foram abertas novas turmas de Pilates.

Visando à manutenção do patrimônio público, a SARH, através da SSDA, realizou uma série de ações na área externa da sede da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Houve, ainda, a poda de todas as árvores do pátio e retirada das ervas de passarinho, melhorando a visibilidade; pintura dos meios-fios e limpeza e manutenção dos bancos de concreto da entrada do prédio.

Andréia Goreske ressalta que o saldo de 2013 é positivo, mas reforça que as iniciativas continuam. “Foi um ano de reorganização e de dar início a ações que não são apenas parte da função constitucional da SARH, mas também de destacar nossa intenção de valorizar e ouvir o servidor municipal”, finalizou.

PRINCIPAIS AÇÕES

– Diálogo permanente com sindicatos;

– Abertura de inscrições para curso de treinamento para seleção competitiva interna para sete carreiras;

– Resultado da seleção competitiva interna para Motorista de Veículo Leve e Pesado;

– Divulgação da primeira prova da seleção competitiva interna para Auxiliar de Enfermagem;

– Disponibilização do contracheque online;

– Inscrições para 20 novos cursos na Escola de Governo;

– Institucionalização do projeto Gape, da Guarda Municipal;

– Quase 500 efetivações de aprovados em concursos públicos;

– Adequações organizacionais em diversas secretarias da PJF;

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SARH pelo telefone 3690-8552.
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS



Leia também em Juiz de Fora



Comentários estão encerrados.

Next post: