Jequié: Tradição e cultura marcam os festejos juninos em Jequié

junho 1, 2012

Fonte: Jequié

Sex, 01 de Junho de 2012 17:42

Tradição e cultura não faltam nos festejos juninos do município de Jequié. Muito forró, brincadeiras, comidas e bebidas típicas vão animar jequieenses e visitantes que desejam prestar suas homenagens aos santos juninos e comemorar a maior e mais famosa festa regional do Brasil. E os festejos na cidade, que têm como padroeiro Santo Antônio, começam logo no primeiro dia do mês de junho, com as famosas trezenas em homenagem ao padroeiro dos pobres e que tem a fama de “casamenteiro”.

 

Já a partir do dia 14, a festa acontece na Vila Junina, montada na Praça Rui Barbosa. Apresentação de quadrilhas, trios juninos regionais, venda de comidas e bebidas típicas, além de divertidas e animadas brincadeiras, como quebra-pote, pau de sebo e cabo de guerra vão animar crianças e adultos até o dia 24 de junho. O espaço também terá “contação de histórias” para a garotada, que vai ocorrer aos sábados e domingos, partir das 16h. Nos demais dias, as visitas iniciam às 18h.

E a diversão não para por aí. De 22 a 24 de junho, na Praça da Bandeira, acontece o São João festivo da cidade. Diversas atrações regionais e nacionais como Elba Ramalho, Flávio José, Cavaleiros do Forró, Targino Gondim e Cangaia, vão animar e colocar todo mundo para dançar ao som do autentico forró pé de serra e do forró universitário. A estimativa é que, por dia, 60 mil pessoas passem pela festa que contará com uma área reservada para alimentação. Barracas padronizadas vão oferecer comidas e bebidas típicas, além de outros alimentos durante todo o período da festa.


Para o diretor de promoção cultural de Jequié, Ricardo Ferreira, tradição e diversidade são alguns diferenciais do São João em Jequié. “É uma festa de paz e harmonia, além de muita diversidade. Tem os forrós alternativos, que fazem uma boa mistura, e na praça tem a manutenção da tradição”, comenta Ferreira.

FORRÓS ALTERNATIVOS

 

Além dos festejos nas praças Rui Barbosa e da Bandeira, Jequié possui grandes festas particulares, como o Forró do Namoral e o Forró da Margarida, que acontecem, respectivamente, nos dias 22 e 23 de junho. Também tem o Forró Amigos do Dan e o da Budega.


O Forró da Margarida, pela segunda vez consecutiva, traz a cantora Ivete Sangalo. O evento ainda vai contar com os shows das bandas Cangaia, Calcinha Preta, Peixe e Waldonys. Já o Forró Namoral contará com as apresentações de Mastruz com Leite, Flávio José e Cavaleiros do Forró. O Forró da Budega, que será realizado no dia 24/06 terá como atrações Edu e Maraial, Trio da Huanna e Lé Kum Cré e o Forró Amigos do Dan, marcado para o dia 30/06 trás à Jequié Targino Gondim, Edgar Mão Branca e Lé Kum Cré. (www.saojoaobahia.com.br)



Outras em Jequié



  • PREFEITO ALTOMANI PARTICIPA DE MISSA DO LAVA-PÉS

    Como parte da programação da Semana Santa, aconteceu na noite desta quinta-feira (17), a Missa do Lava-Pés, na Igreja Santo Antônio de Pádua, na Vila Prado. O prefeito Paulo Altomani, acompanhado do chefe de gabinete da secretaria de Trabalho, Emprego

  • Exposição Eleven cria cenário mutante na Galeria Myralda

    A Galeria Myralda será transformada em um cenário mutante no dia 30 de junho, às 20 horas, quando a mostra Eleven abrirá a nova temporada de arte de Sete Lagoas com os trabalhos de Edgard Castanheira e Leandro Figueiredo. A

  • Revisão do Plano Diretor de Sete Lagoas, abrindo as portas para o futuro

    Com o intuito de dinamizar e modernizar a política urbana de Sete Lagoas, a Prefeitura Municipal está promovendo a Revisão do Plano Diretor e suas Leis Complementares. Conforme o prefeito Mário Márcio Maroca a participação da comunidade é fundamental porque

  • Aulas da ETMSL começam dia 14

    A volta às aulas na Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas (ETMSL) será no dia 14 de fevereiro para as dez turmas e os mais de mil alunos. A data anterior estava agendada para 1º. fevereiro.A ETMSL oferece formação técnica

Últimos termos buscados:

  • tradição de jequie

Comentários estão encerrados.

Next post: