Itaboraí: Prefeitura inicia entrega de 85 mil carnês do IPTU 2012

fevereiro 8, 2012

Fonte: Prefeitura de Itaboraí

A Prefeitura de Itaboraí, através da secretaria de Fazenda, iniciou nesta semana a distribuição dos 85 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O documento será entregue nas residências e empresas do município de acordo com o novo Código de Endereçamento Postal (CEP) definido pelos Correios. A previsão é de que a entrega dos carnês termine até a primeira semana de março.

Este ano os contribuintes terão duas opções de pagamento. Quem optar pelo pagamento da cota única terá um desconto de 40% no valor do IPTU até o dia 31 março de 2012. Para quem não puder pagar o valor integral, poderá fazê-lo em até 10 parcelas, com uma redução de 20% no valor do imposto. Neste caso, o vencimento da primeira parcela será no dia 10 de março de 2012 e as demais no décimo dia dos meses subsequentes. O cálculo do IPTU é feito com base no valor venal do imóvel.

O pagamento poderá ser feito até a data do vencimento em qualquer agência bancária, casas lotéricas, farmácias, supermercados e internet banking. Mas os contribuintes devem ficar atentos: as parcelas não quitadas dentro dos vencimentos serão acrescidas de multas e juros previstos no Código Tributário Municipal.

Para esclarecer dúvidas sobre o IPTU, regularizar seus débitos municipais ou emitir a 2ª via do imposto, o contribuinte pode procurar o Departamento de Arrecadação da Secretaria de Fazenda, de segunda à sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. O setor fica na Rua Dr. Fidélis Alves, 101, Centro, Itaboraí. Em breve, os contribuintes também poderão acessar o boleto pelo site da prefeitura.

Isenção

Os idosos podem requerer a isenção do IPTU. Para ter direito ao benefício é necessário ser maior de 65 anos, ter renda familiar de até dois salários mínimos e ser proprietário de apenas um imóvel (se no terreno do idoso houver mais de uma residência, a isenção é para apenas uma casa). Os portadores de deficiência física e mental e do vírus HIV também têm direito a isenção do imposto. Basta apresentar um exame ou laudo que ateste a doença, o documento do imóvel, cópia da identidade, CPF, carnê do IPTU e contracheque ou extrato bancário atualizado que comprove a renda mensal.

Por Renata NeryFoto Sandro Giron



Veja também em Itaboraí



  • CNE discute nova avaliação para educação a distância

    "Se a instituição amplia a base tecnológica, amplia o acesso a leitura, o contato com a sociedade, ela tem um projeto bem avaliado", diz o conselheiro do CNE Luiz Roberto CuriArquivo/Agência BrasilA educação a distância (EaD) poderá ter um

  • Manifestantes pró-moradia acampam em frente à prefeitura de SP

    Saiba MaisMTST protesta no centro de SP contra ação de reintegração de possePM acompanha reintegração de posse no centro de São PauloCerca de 50 integrantes do movimento Luta por Moradia Digna (LMD) estão acampados em frente à prefeitura da capital

  • Casa da Cultura recebe exposição de Max Gemperlé

    A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da secretaria municipal de Cultura e Comunicação Social, convida a todos para prestigiarem a exposição “Para: Max Gemperlé”, que reúne obras de acervos: público e particular.Max Gemperlé nasceu em 5 de abril de

Últimos termos buscados:

  • prefeitura municipal de itaborai iptu

Comentários estão encerrados.

Next post: