?>?> Gravataí: CAPS II oferece tratamento psicológico gratuito à população | Sua Cidade

Gravataí: CAPS II oferece tratamento psicológico gratuito à população

outubro 3, 2011

Fonte: Prefeitura de Gravataí

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza gratuitamente à população, tratamento para os mais variados problemas que atingem a saúde mental, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II. O local conta com quatro grupos de psicoterapia, sete tipos de oficinas e a atuação de 25 profissionais. O tratamento é destinado às pessoas maiores de 18 anos, que podem obter acesso ao tratamento diretamente no CAPS II, localizado na avenida Adolfo Inácio Barcelos, 1135, Centro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3496.8034.

De acordo com o secretário de Saúde, Carlos Batista, o CAPS II é uma ferramenta muito importante para a efetivação do tratamento e da cura da população que procura o atendimento. “O Centro visa a recuperação dos pacientes, fazendo com que eles interajam entre si, com a equipe e no ambiente social. Nas reuniões de grupo, eles se mostram solidários, dando dicas e sugestões para a solução dos problemas uns dos outros”, afirma.

Quatro grupos de psicoterapia se reúnem semanalmente: ‘Familiares’, ‘Mulheres’, ‘Violeta’ e ‘Adesão’. O paciente quando chega ao CAPS II, é avaliado para entrar no grupo adequado com a sua situação. Nos encontros, são debatidos temas como família, amizade, saúde e violência.

Participando há quatro anos do grupo Violeta, a dona de casa Elena Freitas, conta que iniciou o tratamento para ajudar o filho que sofria de depressão. “Para mim estes encontros são maravilhosos, pois nos dão suporte para enfrentar os problemas e, assim, podemos apoiar toda a família”, ressalta.

Conforme o psicólogo que coordena o grupo Violeta, Gerson Jung, bons hábitos como o da leitura, são importantes para a obtenção do conhecimento, o que é muito benéfico para a saúde mental. “Não permanecer no erro e perdoar quem nos fez mal é um importante passo para se mudar de vida e também para ajudar na construção da felicidade de outras pessoas”, declara.

Oficinas
Uma série de oficinas são realizadas no local, entre elas atividade física, mosaico, nutrição, arte-terapia, terapia ocupacional, alfabetização e artesanato. A oficina artesanal ocorre no CAPS II nas quartas-feiras. Cerca de 20 pessoas participam de atividades manuais com papel, borracha EVA, Patchwork e tecido.

A coordenadora da oficina, Luiza Ramos, frisa que os produtos feitos pelo grupo são expostos em eventos e vendidos com o propósito de arrecadar fundos para aquisição de novos materiais.

Há mais de um ano participando dos grupos de psicoterapia, a dona de casa Marilene Webber, relata que se sente muito bem nas oficinas artísticas e que gosta de apreciar o resultado das peças feitas pelo grupo. “Aprendi a fazer artigos muito bonitos e atualmente estou redecorando minha casa”, comenta.

A dona de casa Carine Corrêa destaca que há aproximadamente um ano participa dos trabalhos manuais e que eles lhe ajudaram muito a relaxar. “Venho toda semana aqui e sempre aprendo algo diferente”, ressalta.

Secretaria Municipal de Saúde
Fone: (51) 4001.3479



Leia também em Gravataí



  • Sexteto Carlos Gomes é atração no CCL

    Sexteto Carlos Gomes é atração no CCLSegunda-Feira, 24 de Novembro de 2014 - 11h14 TweetarA Secretaria de Cultura e Turismo de Americana recebe o projeto "Clássicos em Cena" com a participação do Sexteto Carlos Gomes, no auditório do Centro de

  • Automobilismo ganha espaço no Museu de Arte de Cascavel

    Entusiasta do automobilismo, o ex-piloto e ex-dirigente da categoria, Jaci Pian, está acelerando os preparativos para a I Mostra da História do Automobilismo de Cascavel, que será realizada no MAC (Museu de Arte) de 11 a 23 de dezembro. Serão

  • Mais de 30 mil pessoas prestigiam Natal Luz de Cascavel

    Show de luzes e melodia. Emoções despertadas pela espera do Bom Velhinho. Uma noite encantadora, mágica, cheia de paz e de alegria. Assim foi a abertura do Natal Luz de Cascavel, realizada na noite de ontem (23), em frente à

  • Edgar Bueno continua à frente da presidência do Consamu

    Encerrou a pouco, ao meio-dia de hoje (24), a assembleia geral extraordinária do Consamu Oeste, realizada na Amop. Depois de várias discussões, acordos entre os 43 prefeitos que integram o Consórcio, o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, que é também

Últimos termos buscados:

  • caps gravatai
  • caps gravatai rs
  • caps de gravatai
  • numero do telefone do capsi em gravatai
  • capsi gravatai rs
  • capsi gravatai
  • caps grvatai
  • caps 2 gravatai rs
  • caps gravatai estagio
  • caps geavatai

Comentários estão encerrados.

Next post: