Gravataí: CAPS II oferece tratamento psicológico gratuito à população

outubro 3, 2011

Fonte: Prefeitura de Gravataí

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza gratuitamente à população, tratamento para os mais variados problemas que atingem a saúde mental, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II. O local conta com quatro grupos de psicoterapia, sete tipos de oficinas e a atuação de 25 profissionais. O tratamento é destinado às pessoas maiores de 18 anos, que podem obter acesso ao tratamento diretamente no CAPS II, localizado na avenida Adolfo Inácio Barcelos, 1135, Centro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3496.8034.

De acordo com o secretário de Saúde, Carlos Batista, o CAPS II é uma ferramenta muito importante para a efetivação do tratamento e da cura da população que procura o atendimento. “O Centro visa a recuperação dos pacientes, fazendo com que eles interajam entre si, com a equipe e no ambiente social. Nas reuniões de grupo, eles se mostram solidários, dando dicas e sugestões para a solução dos problemas uns dos outros”, afirma.

Quatro grupos de psicoterapia se reúnem semanalmente: ‘Familiares’, ‘Mulheres’, ‘Violeta’ e ‘Adesão’. O paciente quando chega ao CAPS II, é avaliado para entrar no grupo adequado com a sua situação. Nos encontros, são debatidos temas como família, amizade, saúde e violência.

Participando há quatro anos do grupo Violeta, a dona de casa Elena Freitas, conta que iniciou o tratamento para ajudar o filho que sofria de depressão. “Para mim estes encontros são maravilhosos, pois nos dão suporte para enfrentar os problemas e, assim, podemos apoiar toda a família”, ressalta.

Conforme o psicólogo que coordena o grupo Violeta, Gerson Jung, bons hábitos como o da leitura, são importantes para a obtenção do conhecimento, o que é muito benéfico para a saúde mental. “Não permanecer no erro e perdoar quem nos fez mal é um importante passo para se mudar de vida e também para ajudar na construção da felicidade de outras pessoas”, declara.

Oficinas
Uma série de oficinas são realizadas no local, entre elas atividade física, mosaico, nutrição, arte-terapia, terapia ocupacional, alfabetização e artesanato. A oficina artesanal ocorre no CAPS II nas quartas-feiras. Cerca de 20 pessoas participam de atividades manuais com papel, borracha EVA, Patchwork e tecido.

A coordenadora da oficina, Luiza Ramos, frisa que os produtos feitos pelo grupo são expostos em eventos e vendidos com o propósito de arrecadar fundos para aquisição de novos materiais.

Há mais de um ano participando dos grupos de psicoterapia, a dona de casa Marilene Webber, relata que se sente muito bem nas oficinas artísticas e que gosta de apreciar o resultado das peças feitas pelo grupo. “Aprendi a fazer artigos muito bonitos e atualmente estou redecorando minha casa”, comenta.

A dona de casa Carine Corrêa destaca que há aproximadamente um ano participa dos trabalhos manuais e que eles lhe ajudaram muito a relaxar. “Venho toda semana aqui e sempre aprendo algo diferente”, ressalta.

Secretaria Municipal de Saúde
Fone: (51) 4001.3479



Mais em Gravataí



  • Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social orienta crianças do 6° ao 9° ano

    Desenvolvido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social é aplicado em Sete Lagoas, através de convênio para cidades que possuem aterro sanitário. Alunos da rede estadual e municipal do 6° ao 9°

  • Almoço da Arquidiocese do Rio quase acaba em confusão

    Um desentendimento envolvendo policiais do serviço reservado da Polícia Militar (P-2) e os desalojados do terreno da OI, que ocupam o estacionamento da Catedral Metropolitana, no centro do Rio de Janeiro, desde a madrugada de sexta-feira (18), quase faz com

  • Saúde investe em capacitação

    Preocupada com o aumento de casos de diabetes, a Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com a empresa Sanofi, realizou uma capacitação voltada para enfermeiros, médicos e farmacêuticos sobre os cuidados essenciais para

  • Nepal põe fim às buscas dos desaparecidos no Monte Everest

    Nepal põe fim às buscas dos desaparecidos no Monte EverestAnarendra Shrestha/Agência LusaO Nepal deu hoje (20) por terminadas as buscas aos três guias nepaleses que continuam desaparecidos depois da avalanche no Monte Everest em que 13 colegas foram encontrados

  • Escritores brasileiros dão dicas para novos talentos

    O ditado já é conhecido e ninguém contesta: “Quem lê bem, escreve bem”. Mas três integrantes da nova geração de escritores brasileiros foram além do básico e deram algumas dicas para aquela pessoa que pode sentir uma inquietude, uma vontade

Últimos termos buscados:

  • caps gravatai
  • caps gravatai rs
  • Caps de gravatai
  • capis de gravatai
  • caps e sua população

Comentários estão encerrados.

Next post: