?>?> Governador Valadares: Presidenta Dilma entrega máquinas a cerca de 90 prefeitos | Sua Cidade

Governador Valadares: Presidenta Dilma entrega máquinas a cerca de 90 prefeitos

fevereiro 17, 2014

Fonte: Prefeitura de Governador Valadares

Prefeitos de diversas cidades da região receberam esta manhã (17) as chaves das retroescavadeiras fornecidas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Cada município receberá uma máquina retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão com caçamba. Além disso, as cidades que fazem parte da região semiárida do Estado e da Sudene receberão também um caminhão-pipa.

 

“O PAC realiza não só grandes obras, mas também contempla os municípios pequenos e suas estradas vicinais por meio do PAC Equipamentos. O objetivo é dotar os municípios de até 50 mil habitantes com um conjunto de máquinas e equipamentos para as prefeituras realizarem a manutenção nas estradas vicinais que cortam nosso país. Essas estradas são muito importantes porque é por meio delas que os produtores rurais escoam a produção e a população do meio rural passa”, explicou o ministro do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas.

 

O ministro destacou ainda que os fornecedores das máquinas são do Brasil e que darão um curso de capacitação para os operadores. “Para conservar mais as máquinas que vocês estão recebendo hoje é importante que só os operadores que forem capacitados as utilizem e que vocês façam a revisão dentro do prazo de garantia”, enfatizou Pepe.

 

De acordo com a presidenta Dilma Rousseff, a prioridade do PAC Equipamentos é atender aos municípios menores. “Este programa é muito importante porque definimos que ele atenderá aos municípios que têm até 50 mil habitantes. São os municípios menores os que mais precisam desta doação. Sempre que distribuo as chaves gosto de perguntar para os prefeitos quantos quilometros seus municípios têm de estradas vicinais. E são números muito importantes porque são estradas estratégicas para o escoamento da produção; são estradas por onde passam ambulâncias, ônibus escolares, enfim, por onde passam brasileiros e brasileiras. Apesar de a obrigação de manter as estradas vicinais ser do município, o governo federal tem que ajudar: por isso estamos ajudando com esta doação das máquinas. Antes os prefeitos tinham máquinas velhas ou precisam alugá-las. Agora, os municípios têm autonomia para fazer as obras e reparos que são cruciais”, afirmou Dilma.

 

A presidenta ainda lembrou que em sua primeira visita a Governador Valadares, em 2010, a prefeita Elisa Costa estava lutando pela vinda do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do curso de medicina para a cidade. “Hoje ela tem os dois. É muito importante ter faculdade de medicina na cidade porque o aluno vem para fazer o curso, acaba namorando e permanecendo na cidade. Estou feliz por voltar a Governador Valadares não só nas situações de tragédia, mas em dias de festa como o de hoje em que mais de 1.200 alunos estão se formando pelo Pronatec”, destacou.



Outras em Governador Valadares



Comentários estão encerrados.

Next post: