Governador Valadares: Prefeitura atende solicitação dos contribuintes: escrituração é feita pelo Sistema 4R

julho 29, 2012

Fonte: Prefeitura de Governador Valadares

Atendendo à solicitação de cerca de 80% dos contribuintes, a Prefeitura de Valadares volta a utilizar o Sistema 4R, obedecendo ao decreto nº 9531, de 6 de junho de 2011, que regulamenta o uso de uma ferramenta eletrônica para realizar a escrituração fiscal. As empresas que pagam pelo faturamento, assim como os estimados e autônomos, não vão mais receber guias em suas residências. As guias de recolhimento estão disponíveis aqui no site da Prefeitura. Para acessá-las basta clicar no ícone Serviços e depois em ISS online.

Pensando em criar uma linguagem uniforme, a Prefeitura agendou reuniões com os contadores, a pedido do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), para solucionar pendências neste momento de transição. As discussões giraram em torno das novidades oferecidas pelo software. 

Novidades do 4 R

Os livros de registro de entrada não foram dispensados – muito pelo contrário, são exigências legais do Código Tributário Municipal. A nota fiscal eletrônica não precisa ser guardada, já que é online. Em outras palavras, não é necessário imprimir a nota fiscal. No entanto, o livro fiscal de serviços tomados e prestados precisa ser impresso e autenticado.  

Outra vantagem do sistema é que ele permite emitir recibo de ISS retido na fonte. E os benefícios não param: depois da guia pronta, é possível inserir comentários ou observações nela.

Escrituração

A Prefeitura estendeu para 31 de dezembro de 2011 o prazo para escrituração fiscal sem penalidades. Essa decisão foi tomada para evitar prejuízos ao contribuinte que ainda não escriturou lançamentos no período de fevereiro a junho deste ano devido à falta de acesso ao banco de dados da outra empresa.  

Contato

A fiscalização está atenta e vai orientar os contribuintes em caso de dúvidas. Os  autônomos e os estimados, ou seja, os contribuintes que arrecadam valor variável em cada mês, podem enviar e-mail para plantaofiscal@valadares.mg.gov.br (assim, receberão login e senha para acessar o sistema online); ou, então, comparecer pessoalmente ao Plantão Fiscal, que fica no 1º andar do prédio da Prefeitura, das 13 às 17 horas, portando inscrição municipal.



Outras Notícias em Governador Valadares



Comentários estão encerrados.

Next post: