Foz do Iguaçu: Escolas municipais e CMEIs entram em férias e centros de convivência organizam atendimento

junho 29, 2012

Fonte: Prefeitura de Foz do Iguaçu

Na maioria das 51 escolas municipais de Foz do Iguaçu, a próxima semana, de 2 a 6 de julho, será a última de atividades, antes das férias de inverno. Eles voltam as aulas no dia 23 de julho.  Apenas três unidades vão ter mais sete dias de atividades, para reposição: Elenice Milhorança (Jardim América) Augusto Werner (Vila Carimã) e Emílio de Menezes (Morumbi).  Elas iniciaram o ano letivo mais tarde por causa de obras de reforma e ampliação nos prédios. Também os 31 centros municipais de educação infantil – CMEIs vão encerrar as atividades pedagógicas na próxima semana. No período, de 9 a 20 de julho, eles seguem com atendimento parcial, desenvolvendo atividades recreativas. Já quatro centros d e convivência oferecerão colônias de férias durante essa mesma data.
O ano letivo começou no dia 6 de fevereiro e nove escolas ainda estavam recebendo obras de melhorias, o que atrasou o início do ano letivo. A Secretaria Municipal da Educação definiu um calendário de reposição, para que sejam cumpridos os 200 dias de aula. Essas unidades implantaram então aulas aos sábados e também estenderam em meia hora o horário diário. Três escolas onde ocorreram adiamento para que os alunos voltassem a estudar, vão fazer reposição também agora em julho. As férias de inverno serão dos dias 16 a 20. Apenas uma semana e não quinze dias, como os demais.
As escolas municipais que farão essa reposição são a professora Elenice Milhorança, Augusto Werner e Emílio de Menezes. Na Professora Elenice Milhorança as aulas começaram no dia 5 de março. Além de repor as aulas aos sábados nos últimos meses e de redução nos dias de férias, durante o mês de agosto também haverá reposição aos sábados, para que não haja nenhum prejuízo aos estudantes quanto ao conteúdo pedagógico.
Na Escola Municipal Augusto Werner, o ano letivo foi iniciado em 19 de março. Para reposição estão sendo dadas aulas aos sábados e também uma extensão diária de meia hora. Compensações que serão realizadas até o mês de agosto. Já a Escola Municipal Emílio de Menezes, que teve início em 29 de fevereiro e seguirá com aulas aos sábados até setembro.

Colônia de Férias Centros de Convivência
Durante esse período de descanso das aulas, os estudantes poderão aproveitar o tempo nas colônias de férias oferecidas em quatro centros de convivência do município. Não só as crianças e adolescentes que frequentam os centros poderão participar, mas também toda a comunidade. Uma oportunidade para se divertir e fazer novas amizades, que começa no dia 9 e vai até 20 de julho.
Os centros de convivência com colÃ?nia de férias são o Clóvis Cunha Vianna, no conjunto Lagoa Dourada, Leonel de Moura Brizola, no Três Lagoas, Érico Veríssimo, no Jardim São Paulo e Darci Zanatta, no Morumbi. Apenas no centro de convivência Clóvis Cunha Vianna, será necessário fazer inscrição antecipada, para participar da colônia de férias. Os pais devem procurar o centro entre os dias 2 e 6 de julho, como documentos das crianças e adolescentes. As atividades começam no dia 9 de julho e serão realizadas das 13h30 às 17 horas. A faixa de idade que será atendida é de seis a 14 anos.
Nos centros de convivência Leonel de Moura Brizola, Érico Veríssimo e Darci Zanatta, as inscrições poderão ser feitas na hora. As unidades vão receber crianças e adolescentes de cinco à 14 anos, das 14 às 17 horas. Em todos os centros professores de educação física e estagiários estarão até o dia 20 de julho desenvolvendo com os grupos participantes atividades de recreação, interação, jogos, brincadeiras e gincanas. A pausa será apenas para o lanche oferecido pelos centros. Tudo para ocupar e divertir as crianças e adolescentes nesse período de férias.
Apesar da realização das colônias de férias os centros de convivência seguirão aberto e com as atividades de escolinhas, Programa Segundo Tempo e também com aulas de ginástica e esporte para a comunidade. Essas atividades são promovidas de manhã e depois das 17 horas.  

Férias CMEIs
Os 31 CMEIs estarão abertos e com atendimento parcial no período de férias, para receber os filhos dos pais que não ficarão com as crianças durante essas semanas. Os educadores desenvolverão atividades recreativas, para que os pequenos, mesmo frequentando o ambiente escolar, possam descansar. Os conteúdos pedagógicos serão retomados a partir do dia 23 de julho quando recomeçam as aulas. A Lei de Diretrizes e Bases  recomenda que as crianças que frequentam as creches durante o ano inteiro, tenham pelo menos 15 dias com os pais.



Veja também em Foz do Iguaçu



  • Servidores participam de palestra e atividades de combate ao estresse

    Funcionários das secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Administração e Modernização participaram nesta quarta-feira (22) da palestra “Seja mais feliz amenizando seu estresse”, ministrada pela professora de Educação Física Silvia Chaves, no auditório do Sesmt. A ação integra a

  • “Cinema com Pipoca” é atração da Semana do Servidor nesta sexta

    A programação da 14ª Semana do Servidor e da Servidora prossegue nesta sexta-feira (24) com a sessão “Cinema com Pipoca” (apresentação de filme) na Associação Paulista de Medicina (rua Darcy Vargas, 64, Centro), às 13 horas, para os funcionários

  • Encontro homenageia equipes de saúde bucal

    23/10/2014 15:56:29A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da área técnica da Saúde Bucal, realizará nesta sexta-feira, 24, às 8h30, no auditório do Centro Administrativo do Estado (avenida Borges de Medeiros, 1501), Encontro de Educação Permanente - Integralidade na Produção

Últimos termos buscados:

  • telefone c mei nilva de jesus de foz do iguaçu pr

Comentários estão encerrados.

Next post: