Caxias do Sul: Unidade de Artes Visuais promove três exposições na 6ª Semana da Fotografia

agosto 16, 2013

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Unidade de Artes Visuais da Secretaria da Cultura, realiza três exposições durante a 6ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul, que inicia na próxima segunda-feira (19.08). As exposições “Rever de Rochele Zandavalli”, “Imagens de Prédios da Antiga Metalúrgica Abramo Eberle S.A.” e “Profondo Giallo de Diego Bertoldi e Priscila Poletti” ocorrem no Centro de Cultura Ordovás.

A abertura das exposições está marcado para o dia 22 de agosto, às 20h, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. O período de visitação é de 23 de agosto a 19 de setembro, das 9h às 18h30min (segunda à sexta-feira) e das 15h30min às 18h30min (sábado). Após a abertura, haverá um show de confraternização com a banda Bob Shut.

Confira as exposições:

Exposição Rever de Rochele Zandavalli

Retratos de indivíduos ou grupos feitos em estúdios fotográficos ou por fotógrafos amadores em diferentes cidades e em diversos momentos do século XX. As fotografias, compradas em antiquários, briques, ou recebidas como doação ao projeto, reapresentam uma busca, não da restituição do afeto ou da significação que perderam, mas da substituição por um novo afeto e uma nova significação. Esta ressignificação acontece pela reunião destas imagens vindas de diferentes origens, de sua justaposição, e da camada de ressignificação do bordado feito manualmente sobre as cópias originais, que ora serve de adorno, ora de comentário para estes retratos.

Na mostra, a memória, a afetividade e a passagem do tempo presentes nestes retratos, ocupam lugar de destaque, junto a outro eixo que apresenta obras que exploram a ambiguidade entre a vida e a morte, o natural e o artificial, questões sempre inerentes à própria linguagem fotográfica.

Imagens de Prédios da Antiga Metalúrgica Abramo Eberle S.A.

Coletânea de fotografias que, juntamente com um vídeo documentário, capturam as múltiplas faces dos antigos prédios da Metalúrgica Abramo Eberle na atualidade. Voltada para a fotografia documental, sem se afastar de uma linguagem artística, a exposição integra diferentes olhares sobre os antigos prédios da Metalúrgica. Prédios reconhecidos não somente pela sua existência, mas também pela sua história e envolvimento com a cidade de Caxias do Sul.

A exposição apresenta fotografias de Aldo Toniazzo, Cristiano Dalla Rosa, Daiton Fonseca, João Prataviera Neto, José Alberto Selbach Junior, Márcia Dall’Ago, René Rossi e Sedenir A. Taufer. A exposição também conta com a exibição do documentário A Honra do Trabalho – Protagonistas da Eberle, fazem parte da equipe: Coletivo Guarda-pó Verde, Elisabete Souza Silva, Alesi Ditadi, Evandro Brito, Luciano Paim, Daniel Herrera, Paquito Masiá, André Constantin, Projeto CCOMA, José Clemente Pozenato e Cleudes Piazza Julio Ribeiro.

Exposição Profondo Giallo de Diego Bertoldi e Priscila Poletti

Exposição de fotografias homenageando Dario Argento, Lucio Fulci e Mario Bava, consagrados diretores do cinema italiano do gênero terror, que, com cores saturadas e mortes violentas, garantiram o seu reconhecimento no cinema.

A escolha do tema, a estética Giallo e dos três cineastas, acompanha a expectativa de apresentar alguns dos elementos cinematográficos utilizados pelos diretores. As fotografias expostas preservam a estética Giallo e são baseadas em cenas características e marcantes de três filmes de cada diretor que incluem Suspiria (1977) e Phenomena (1985) de Dario Argento, City of the Living Dead (1980) de Lucio Fulci; Black Sunday (1960) e The Blood and Black Lace (1964) de Mario Bava.

SERVIÇO

Abertura das Exposições: 22 de agosto de 2013, quinta-feira
Horário: 20h
Local: Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Período de Visitação: 23 de agosto a 19 de setembro de 2013
Horário de Visitação: Segunda à sexta-feira – 9h às 18h30min, Sábados – 15h30min às 18h30min
Realização: Unidade de Artes Visuais – Secretaria Municipal da Cultura
Informações e agendamento para grupos: unidadeartesvisuais@caxias.rs.gov.br
Fone: (54) 3901.1316, ramal 217

Show de confraternização com Banda Bob Shut
Horário: 21h
Local: Zarabatana

Departamento de Comunicação – Secretaria da Cultura



Notícias Recentes em Caxias do Sul



Comentários estão encerrados.

Next post: