Caxias do Sul: Pronatec está com insrições abertas

junho 25, 2012

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego informa iniciou hoje, a segunda fase de inscrições para os cursos profissionalizantes do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). São 33 cursos nas mais diversas áreas.

O público-alvo são pessoas de ambos os sexos, com idade entre 18 a 59 anos, prioritariamente beneficiários titulares ou dependentes de programas federais de transferência de renda (Programa Bolsa Família) e famílias incluídas no Cadastro Único que recebem até meio salário mínimo por pessoa. Alguns cursos podem incluir jovens a partir de 16 anos (confira a tabela abaixo).

As vagas são para os turnos da manhã, tarde e noite e as aulas serão ministradas pelo Sistema S, ou seja, nas escolas do SENAI (Construção Civil, Mecatrônica, José Gazola, Nilo Peçanha, Centro Tecnológico Automotivo e Plástico) e no SENAC.

Os interessados deverão procurar a Prefeitura até 30 de junho (quinta a sábado), das 10h às 16h, para fazer sua inscrição. No ato da inscrição deverão apresentar a seguinte documentação: número de Identificação (NIS ou PIS), CPF e comprovante de endereço com CEP.

Caxias do Sul é um dos municípios brasileiros que aderiu ao PRONATEC, uma ação do Governo Federal voltada para a formação profissional. O programa que se estenderá até 2014 oferecerá 4.913 vagas para o município caxiense.

Informações e/ou dúvidas no site da Prefeitura www.caxias.rs.gov.br ou pelo e-mail pronatec@caxias.rs.gov.br e do telefone (54) 3218-6033.

CONFIRA A LISTA DOS CURSOS OFERECIDOS:

Área da Construção Civil
Aplicador de Revestimento Cerâmico
Auxiliar de Manutenção Predial
Carpinteiro de Obras
Encanador – Instalador Predial
Pedreiro de Alvenaria
Pintor de Obras

Área Administrativa e Comercial
Auxiliar Administrativo*
Auxiliar de Crédito e Cobrança *
Cabeleireiro
Costureiro*
Cuidador de Idoso
Manicure e Pedicure
Padeiro e Confeiteiro
Recepcionista*
Recepcionista de eventos*
Vendedor

Área de TI
Montagem e Manutenção de Computadores*
Operador de computador*

Área da Moda
Costureiro
Desenhista de Moda*
Modelista*

Área do Plástico
Moldador de Plástico por injeção
Operador de Injetora e extrusora de plástico

Área Automotiva
Eletricista de automóveis
Instalador de acessórios automotivos
Mecânico de manutenção em motocicletas

Área Metalmecânica
Desenhista Mecânico
Eletricista Industrial
Fresador Mecânico
Mecânico de manutenção em máquinas industriais
Operador de máquina de usinagem (CNC)
Soldador no processo Eletrodo Revestido – Baixa Liga
Soldador no processo MIG/MAG
* cursos que podem incluir pessoas a partir de 16 anos.

SOBRE O PRONATEC

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), como coordenador do Plano Brasil Sem Miséria, tem desenvolvido, em parceria com outros ministérios, uma série de programas e ações de incremento da formação técnica e profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Uma dessas ações é a parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pela Lei nº. 12.513, de 26 de outubro de 2011. Ao prever, em sua modalidade Bolsa-Formação Trabalhador, o atendimento prioritário aos beneficiários de programas federais de transferência de renda, o PRONATEC alinha-se ao esforço de superação da extrema pobreza do Plano Brasil Sem Miséria.

Este é um Programa que envolve os três Níveis de Governo Federal (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome  e Ministério da Educação), Estadual (Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social), Municipal (Prefeitura de Caxias do Sui por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego e Fundação de Assistência Social – FAS) e o Sistema “S”: SINE/FGTAS, SENAC e SENAI.

Assessoria de Comunicação SDE



Novas Notícias em Caxias do Sul



Comentários estão encerrados.

Next post: