?>?> Camaçari: Caixa elogia andamento das obras Publicada em 25/04/2013 às 19:04 | Sua Cidade

Camaçari: Caixa elogia andamento das obras Publicada em 25/04/2013 às 19:04

abril 25, 2013

Fonte: Prefeitura de Camaçari

Foto: Agnaldo Silva
Obras de recomposição do Morro da Manteiga

As obras do projeto de Revitalização Integrada da Bacia do Rio Camaçari estão sendo bem executadas. Esta foi a avaliação feita pelos representantes da Caixa, durante visita realizada nesta quinta-feira (25/04) em trechos da maior intervenção urbanística da história do Município e avaliada pelo governo federal como a mais avançada do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

O coordenador municipal de projetos estratégicos, Hindemburgo Teles, acompanhou a visita e afirmou que as intervenções estão 30% concluídas. A previsão é de terminar no prazo de 16 meses.

As vistorias realizadas por representantes da Caixa são feitas em intervalos médios de 30 a 60 dias e tem o propósito de acompanhar o andamento das intervenções. A iniciativa estimula o cumprimento do cronograma físico, além de comprovar que os recursos estão sendo empregados na obra.

Participaram da visita o coordenador da Gidur (Gerência de Desenvolvimento Urbano), Oscar Barros, o engenheiro civil, Adriano Orge, e o supervisor de filial, Leonardo Barbosa, todos representantes da Caixa. A vistoria foi acompanhada ainda pelos engenheiros da construtora Cowan, responsável pela execução das intervenções, e por representantes da Hydros, empresa de gerenciamento da obra.

VISITA

O primeiro local visitado pela comitiva foi o setor 1 do Morro da Manteiga, trecho que passou pelos serviços de escavação, aterro, espalhamento, proteção dos taludes com biomantas antierosivas, drenagem com sarjeta e descida da água e dreno no fundo do curso da água, todos executados para promover a recomposição do morro. Os mesmos serviços serão executados nos setores 2, 3 e 4.

Atualmente, a área passa por retaludamento, que consiste em escavar, espalhar e compactar o solo das partes que apresentam erosão. No trecho também foi iniciada a construção da via que contornará o Morro da Manteiga e ligará os bairros Novo Horizonte, Nova Vitória e Natal. A intervenção proporcionará uma maior mobilidade urbana.

Em seguida, a comitiva percorreu o trecho 3 do rio Pedreiras, onde foram construídos gabiões e uma ponte. O local passará ainda por urbanização, que inclue a construção de praças e outros equipamentos públicos de lazer.

O trecho 4, no bairro Nova Vitória, também foi visitado. Na oportunidade, foram analisadas as intervenções executadas, como a construção dos gabiões, bueiros para drenagem, reaterro e recuperação da ponte, assim como a colocação de bueiros armcos.

Outro ponto vistoriado foi o trecho 3, mas especificamente a ponte da 3ª Travessa Maria Meire, que liga os bairros Nova Vitória e Natal. No local foi feita a fundação, blocos e encontros de vigas, com o objetivo de permitir o livre fluxo do rio Camaçari.

No trecho 6, que vai da rua do Telégrafo à avenida Tupinambás, antiga Radial C, os representantes da Caixa verificaram o andamento da  construção dos gabiões, passeio, ciclovia, a praça da Simpatia, do campo de futebol, quadra poliesportiva, parque infantil, estacionamento, equipamentos de ginástica adaptados para idosos e dois pontilhões. O projeto para o local contempla ainda a construção de mais uma ciclovia e lançamento das vigas e gabiões.

Durante a visita, foi detectado também que no trecho 5, que vai da rua Ponciano de Oliveira até a ponte da rua do Telégrafo, no bairro Natal, o muro de flexão foi construído. No trecho 7, que vai dá avenida Tupinambás até a ponte da avenida 28 de setembro, foi construído o muro de flexão, feitos escavação, reaterro, assentamento de meio fio e trabalhos de esgotamento sanitário. Pavimentação, ciclovia e passeio são os serviços que ainda serão executados.

À tarde, a comitiva visitou os trechos 10 e 11, que compreendem a região da rua Belmonte, no bairro Phoc II, até a rua Canavieiras, no Burissatuba, e parte dos bairros Phoc I, Recanto das Árvores, Burissatuba e Gleba E, respectivamente. Nos locais foram executados os gabiões, aterro, lançamento de bueiro e serviço de microdenagem. Também serão realizados serviços de urbanização, como construção de novas vias, ciclovias, parques infantis, plantio de árvores e implantação de equipamentos de ginástica.   

 

Foto:–> –>



Mais em Camaçari



  • Sexteto Carlos Gomes é atração no CCL

    Sexteto Carlos Gomes é atração no CCLSegunda-Feira, 24 de Novembro de 2014 - 11h14 TweetarA Secretaria de Cultura e Turismo de Americana recebe o projeto "Clássicos em Cena" com a participação do Sexteto Carlos Gomes, no auditório do Centro de

  • Automobilismo ganha espaço no Museu de Arte de Cascavel

    Entusiasta do automobilismo, o ex-piloto e ex-dirigente da categoria, Jaci Pian, está acelerando os preparativos para a I Mostra da História do Automobilismo de Cascavel, que será realizada no MAC (Museu de Arte) de 11 a 23 de dezembro. Serão

  • Mais de 30 mil pessoas prestigiam Natal Luz de Cascavel

    Show de luzes e melodia. Emoções despertadas pela espera do Bom Velhinho. Uma noite encantadora, mágica, cheia de paz e de alegria. Assim foi a abertura do Natal Luz de Cascavel, realizada na noite de ontem (23), em frente à

  • Edgar Bueno continua à frente da presidência do Consamu

    Encerrou a pouco, ao meio-dia de hoje (24), a assembleia geral extraordinária do Consamu Oeste, realizada na Amop. Depois de várias discussões, acordos entre os 43 prefeitos que integram o Consórcio, o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, que é também

Comentários estão encerrados.

Next post: