Camaçari: Caixa elogia andamento das obras Publicada em 25/04/2013 às 19:04

abril 25, 2013

Fonte: Prefeitura de Camaçari

Foto: Agnaldo Silva
Obras de recomposição do Morro da Manteiga

As obras do projeto de Revitalização Integrada da Bacia do Rio Camaçari estão sendo bem executadas. Esta foi a avaliação feita pelos representantes da Caixa, durante visita realizada nesta quinta-feira (25/04) em trechos da maior intervenção urbanística da história do Município e avaliada pelo governo federal como a mais avançada do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

O coordenador municipal de projetos estratégicos, Hindemburgo Teles, acompanhou a visita e afirmou que as intervenções estão 30% concluídas. A previsão é de terminar no prazo de 16 meses.

As vistorias realizadas por representantes da Caixa são feitas em intervalos médios de 30 a 60 dias e tem o propósito de acompanhar o andamento das intervenções. A iniciativa estimula o cumprimento do cronograma físico, além de comprovar que os recursos estão sendo empregados na obra.

Participaram da visita o coordenador da Gidur (Gerência de Desenvolvimento Urbano), Oscar Barros, o engenheiro civil, Adriano Orge, e o supervisor de filial, Leonardo Barbosa, todos representantes da Caixa. A vistoria foi acompanhada ainda pelos engenheiros da construtora Cowan, responsável pela execução das intervenções, e por representantes da Hydros, empresa de gerenciamento da obra.

VISITA

O primeiro local visitado pela comitiva foi o setor 1 do Morro da Manteiga, trecho que passou pelos serviços de escavação, aterro, espalhamento, proteção dos taludes com biomantas antierosivas, drenagem com sarjeta e descida da água e dreno no fundo do curso da água, todos executados para promover a recomposição do morro. Os mesmos serviços serão executados nos setores 2, 3 e 4.

Atualmente, a área passa por retaludamento, que consiste em escavar, espalhar e compactar o solo das partes que apresentam erosão. No trecho também foi iniciada a construção da via que contornará o Morro da Manteiga e ligará os bairros Novo Horizonte, Nova Vitória e Natal. A intervenção proporcionará uma maior mobilidade urbana.

Em seguida, a comitiva percorreu o trecho 3 do rio Pedreiras, onde foram construídos gabiões e uma ponte. O local passará ainda por urbanização, que inclue a construção de praças e outros equipamentos públicos de lazer.

O trecho 4, no bairro Nova Vitória, também foi visitado. Na oportunidade, foram analisadas as intervenções executadas, como a construção dos gabiões, bueiros para drenagem, reaterro e recuperação da ponte, assim como a colocação de bueiros armcos.

Outro ponto vistoriado foi o trecho 3, mas especificamente a ponte da 3ª Travessa Maria Meire, que liga os bairros Nova Vitória e Natal. No local foi feita a fundação, blocos e encontros de vigas, com o objetivo de permitir o livre fluxo do rio Camaçari.

No trecho 6, que vai da rua do Telégrafo à avenida Tupinambás, antiga Radial C, os representantes da Caixa verificaram o andamento da  construção dos gabiões, passeio, ciclovia, a praça da Simpatia, do campo de futebol, quadra poliesportiva, parque infantil, estacionamento, equipamentos de ginástica adaptados para idosos e dois pontilhões. O projeto para o local contempla ainda a construção de mais uma ciclovia e lançamento das vigas e gabiões.

Durante a visita, foi detectado também que no trecho 5, que vai da rua Ponciano de Oliveira até a ponte da rua do Telégrafo, no bairro Natal, o muro de flexão foi construído. No trecho 7, que vai dá avenida Tupinambás até a ponte da avenida 28 de setembro, foi construído o muro de flexão, feitos escavação, reaterro, assentamento de meio fio e trabalhos de esgotamento sanitário. Pavimentação, ciclovia e passeio são os serviços que ainda serão executados.

À tarde, a comitiva visitou os trechos 10 e 11, que compreendem a região da rua Belmonte, no bairro Phoc II, até a rua Canavieiras, no Burissatuba, e parte dos bairros Phoc I, Recanto das Árvores, Burissatuba e Gleba E, respectivamente. Nos locais foram executados os gabiões, aterro, lançamento de bueiro e serviço de microdenagem. Também serão realizados serviços de urbanização, como construção de novas vias, ciclovias, parques infantis, plantio de árvores e implantação de equipamentos de ginástica.   

 

Foto:–> –>



Notícias Recentes em Camaçari



  • MP doa 110 computadores à Assistência Social

    foto/divulgação: Vanessa Silveira MP doa 110 computadores à Assistência Social O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) doou à Secretaria Municipal de Assistência Social cerca de 1.600 itens de informática, sendo 110 computadores completos. A entrega simbólica aconteceu nesta segunda-feira

  • GTO prende integrantes de torcida organizada suspeitos de tráfico de drogas

    Durante a realização de rondas preventivas no conjunto Augusto Franco, Zona Sul da capital, três integrantes da Torcida Esquadrão Colorado (TEC) foram flagrados por uma guarnição do Grupo Tático Operacional (GTO) da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) com 12 pinos

  • Setembro inicia com PMA trabalhando em vários bairros

    Fotos: Pedro LeiteRecapeamento de importantes corredores de trânsitoAmpliação da rede de drenagemRecuperação de calçadas Mais de 20 bairros atendidos neste primeiro dia de setembro Em apenas um dia, aproximadamente 20 bairros atendidos e mais de 40 ruas beneficiadas com recuperação

Comentários estão encerrados.

Next post: