Belo Horizonte: Secretaria de Saúde disponibiliza 200 pontos de vacinação contra a gripe

maio 3, 2012

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

Mais de 200 postos de vacinação marcam a abertura oficial da 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, sábado dia 5, em Belo Horizonte. O dia de mobilização começa às 9h, no pilotis do Condomínio do Edifício JK (rua Timbiras, 2.500, bairro Santo Agostinho), na região Centro-Sul. Simultaneamente, no mesmo local, será inaugurada a Academia da Cidade JK e acontecerá uma edição do Saúde é Atitude, evento criado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) em 2011 e que faz parte de uma série de atividades de promoção à saúde.

A SMSA vai promover várias atrações para a população. A partir das 9h, o público vai se alongar com a ginástica chinesa lian gong. Os participantes poderão fazer um aulão da Academia da Cidade, cantar com a banda do Corpo de Bombeiros e com o Coral da Associação dos Funcionários Aposentados do Estado de Minas Gerais (Afaemg), além de se divertir com o teatro do grupo MobilizaSUS. O grupo de mobilização da SMSA também vai animar a festa com voz e violão.

Os 200 postos de vacinação disponibilizados estão espalhados por 147 centros de saúde e 53 postos volantes distribuídos pela cidade, que funcionarão entre 8h e 17h, para atender a população, além de 70 casas de repouso. Estarão envolvidos nessa ação 2.604 funcionários e 141 veículos. Entre os postos volantes, estão o Mercado Central, a Drogaria Araújo Centenária e a rodoviária.

Neste ano, além dos idosos, serão vacinadas também as crianças de 6 meses a menores de 2 anos, as gestantes e os trabalhadores do setor de Saúde. Até o dia 25 de maio, quando a campanha será encerrada, a SMSA espera imunizar 419.792 pessoas. Só não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo.

As crianças deverão tomar a vacina em duas doses, respeitando um intervalo de 30 dias entre uma dose e outra. Durante a campanha, serão contratados 138 auxiliares de enfermagem e três enfermeiros para reforçarem as equipes da sala de vacina das unidades de saúde.

O objetivo da campanha é reduzir a morbimortalidade (internações e óbitos) pelas complicações advindas do vírus influenza (pneumonias, broncopneumonias, etc.) A imunização contra influenza sazonal em Belo Horizonte tem contribuído para reduzir em 40% o total de internações e em 11% as mortes provocadas por doenças relacionadas à gripe, como bronquite e pneumonia.

Na capital, os idosos são acompanhados de perto pelos centros de saúde por meio do Programa Saúde da Família (PSF). Há ainda grupos de convivência que estimulam a participação dos idosos em diversas atividades, inclusive com a prática de exercícios físicos monitorados nas Academias da Cidade.

Cadastro da população acamada

Entre o público alvo preconizado pelo Ministério da Saúde, aquelas pessoas que se encontram acamadas ou impossibilitadas de se locomoverem receberão a vacina em casa. O cadastro pode ser feito por familiares ou responsáveis nos centros de saúde mais próximos da residência ou por meio da Ouvidoria do SUS-BH, pelo telefone 3277-7722. O cadastro, que começou a ser feito no dia 23 de abril, vai até amanhã. A expectativa é que cerca de 3 mil pessoas recebam a vacina em seu domicilio.

Em 2011, em Belo Horizonte foram vacinadas 283.756 pessoas, o que corresponde a 78,5% do público alvo. Além deste número, foram vacinados também 57.088 profissionais de saúde.

Em 2012, até o momento, não foi registrado nenhum caso da H1N1 em Belo Horizonte. Em 2011, foram registrados 18 casos da doença na capital.

 



Novas Notícias em Belo Horizonte



Últimos termos buscados:

  • Postos de vacinaçao BH
  • postos de vacinação contra gripe em bh
  • postos de vacinação belo horizonte
  • postos de vacinação gripe bh
  • Postos De Vacinação Em BH
  • Postos de Vacinação contra gripe em Belo Horizonte MG
  • crie centro de vacina da santa casa en bh mg
  • posto vacina gripe bh
  • posto de vacinação da gripe em bh
  • Onde Tomar Vacina Contra Gripe 2014 em belo horizonte

Comentários estão encerrados.

Next post: