Belo Horizonte: BH vai ganhar nove novas Umeis

dezembro 15, 2011

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

Ordens de serviço para implantação e ampliação de novas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) foram assinadas pelo prefeito Marcio Lacerda durante o Café com Diretores, evento de confraternização com gestores da Educação no Iate Tênis Clube, na Pampulha. Nove Umeis serão construídas na cidade e uma, a Umei Céu Azul, será ampliada, totalizando investimentos de cerca de R$ 24,5 milhões. As obras terão início imediato e as novas unidades vão elevar o número de Umeis em BH para 72. A solenidade de assinatura contou também com as presenças da secretária municipal de Educação, Macaé Evaristo, do secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Murilo Valadares, e do presidente do Iate Tênis Clube, José Carlos Paranhos, entre outras autoridades e alunos da rede municipal.

A região Barreiro vai ganhar duas Umeis, Independência e Solar Rubi, chegando a seis unidades. Com a construção de três novas instituições, Vila Mariquinhas, Vila Clóris e Jardim Montanhês, a região Norte também vai chegar a seis Umeis. Venda Nova, que já possui quatro unidades, vai ganhar a Umei Navegantes. Baleia passa a ser a terceira unidade de educação infantil da região Leste. Coqueiros será a sétima unidade da região Nordeste. E a Pampulha vai ganhar a Umei Ouro Preto, a segunda da região. A Umei Céu Azul, que será ampliada, fica em Venda Nova.
Belo Horizonte conta hoje com 63 Umeis que são equipadas com fraldário, berçário, sala multiuso, secretaria, sala de professores, refeitório, dispensa, solário e parque. As unidades também possuem acessibilidade total garantida por plataformas de elevação, dois pavimentos e concepção arquitetônica em consonância com os parâmetros nacionais de infraestrutura de instituições de educação infantil.

Educação em números

Além das atuais 63 Umeis, Belo Horizonte conta com 186 escolas de ensino fundamental, que atendem aproximadamente 125 mil alunos. Já o programa Escola Integrada, que oferece atividades no contraturno escolar, é realidade para cerca de 38 mil estudantes de 141 escolas da capital.

Critérios de matrícula

As Umeis seguem critérios rígidos para o preenchimento das vagas, conforme determina a portaria 175/2011, da Secretaria Municipal de Educação. Pelos critérios vigentes, a matrícula na educação infantil é compulsória para crianças com deficiência e sob medida de proteção, ou seja, essas crianças têm prioridade de atendimento nas instituições da Prefeitura.
São destinados ao público mais vulnerável da cidade 70% das vagas, 10% são por sorteio para moradores do entorno da unidade de educação, que vivem em um raio de um quilômetro do local, e outros 20%, também por meio de sorteio, são destinadas ao público geral inscrito em busca de vaga. Todas as crianças ficam cadastradas, por ordem de classificação, e são chamadas quando surgem novas vagas.

Confraternização com gestores

O Café com Diretores, evento de confraternização que reúne os gestores, diretores e vice-diretores da Rede Municipal de Educação, chegou à 6ª edição e marcou o lançamento da nova intranet da Educação, a distribuição do kit literário e a entrega da agenda da Educação 2012. A programação incluiu a apresentação do recital Flauta Doce e homenagens aos estudantes e profissionais que se destacaram durante o ano.

Durante a solenidade, Marcio Lacerda agradeceu e elogiou os importantes avanços alcançados na Rede Municipal de Educação. “O café de confraternização com os gestores da Educação é também uma comemoração pelos resultados alcançados pelos profissionais da área. Esse é um momento de agradecimento, em nome da Prefeitura de Belo Horizonte, por terem trabalhado e cuidado muito bem das nossas crianças”, ressaltou Marcio.



Novas Notícias em Belo Horizonte



  • Mostra expõe trabalhos artísticos de adolescentes da Amas

    A Funarte (Rua Januária, 68, Floresta) recebe nesta quarta-feira, dia 22, das 13h às 17h, o evento Trajetórias, que exibe a sétima edição da “Amas Mostra”, que trará os múltiplos percursos dos cerca de 300 jovens atendidos pela

  • Internacionalização de Belo Horizonte chega às escolas municipais

    foto Soraya Saraiva A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais, e a Secretaria Municipal de Educação promoveram no início do mês um painel para apresentar a professores, coordenadores pedagógicos e diretores

  • PBH promove capacitação e licenciamento de carroceiros na Pampulha

    foto Andréa Moreira A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Regional Pampulha, da BHTrans e da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), realizou o licenciamento e a capacitação de carroceiros que atuam na região da Pampulha. As atividades

  • Horizontes Periféricos abre vagas para cursos de audiovisual

    Estão abertas inscrições para a última temporada de oficinas do projeto Horizontes Periféricos. As aulas envolvem aspectos teóricos e práticos do audiovisual e acontecem ao longo do mês de novembro em dois Centros Culturais da Fundação Municipal de Cultura. No

Últimos termos buscados:

  • concurso umei bh 2012
  • umei contagem
  • concurso poblico de bh umei
  • vagas de emprego umei bh
  • vagas de emprego nas umeis de bh
  • umei bberçário em bh
  • umei coqueiros
  • umeis inauguradas em bh 2014
  • umeis na região pampulha
  • telefone umei solar rubi

Comentários estão encerrados.

Next post: