Belo Horizonte: Bairro São Bernardo recebe feira de adoção de animais

janeiro 24, 2012

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), em parceria com a Organização Não-Governamental Ninho dos Bichos, realiza no sábado, dia 28, entre 9h e 15h, no Centro de Controle de Zoonoses (rua Edna Quintel, 173, bairro São Bernardo), na região da Pampulha, a 4º Feira de Adoção de Animais. Serão colocados 35 animais para adoção, entre cães e gatos. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

A feira deste final de semana terá como novidade o espaço Adote Educativo. Os visitantes terão acesso a vários temas relacionados à saúde dos animais, como vacinação, castração, alimentação e maus tratos. O objetivo é sensibilizar e esclarecer a população sobre os cuidados com os animais. Segundo a secretária do projeto, Vanda Alves da Silva, o ato de adotar um cachorro ou gato envolve uma série de responsabilidades. “Por isso, resolvemos criar esse espaço. Quanto mais informações as pessoas tiverem, melhor”, disse. No sábado será exibido o filme “Fulaninho”, que conta a história de um cachorro que é abandonado pelos donos.

As feiras acontecem semanalmente, em diferentes regiões da cidade. A administradora de empresas Ana Paula Vidigal Resende, de 33 anos, adotou logo duas cadelas. “Sempre tive cachorros, mas nunca tinha adotado. Gostei da experiência. Penso até em adotar outros animais”, disse.

No último ano, foram adotados 380 animais em 24 feiras de adoção. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da SMSA também oferece animais para adoção. Para adotar um animal recolhido pelo CCZ, o interessado deve comparecer pessoalmente à unidade ou ligar para 3277-74111 ou 3277-7413.

Conscientização

Para inibir o abandono de animais de estimação, a SMSA ainda promove, por meio do CCZ, diversas ações de incentivo à guarda responsável. São palestras em escolas públicas, treinamento dos agentes de zoonoses para orientar a população sobre o que é a posse responsável, além da produção de panfletos explicativos sobre a responsabilidade de ter um animal de estimação.

Recentemente, o CCZ passou por uma reforma feita pela Prefeitura, o que gerou melhores condições aos animais e ao trabalho feito pelos profissionais. A reforma priorizou várias melhorias, entre elas a construção de novos canis para adoção, a reforma e a ampliação dos canis de captura, a reconstrução dos canis de observação, a construção de uma sala de esterilização de material cirúrgico e a reconstrução da área administrativa, de refeitório e vestiários.

Outra ação de controle da população canina e felina é a castração. As esterilizações são feitas em três centrais fixas localizadas nos bairros São Bernardo, Caiçara e Salgado Filho e em uma unidade móvel. A capacidade de cirurgias das centrais é, em média, de 42 cirurgias por dia.

O CCZ mantém um controle permanente sobre a população canina do município. Várias informações sobre o animal, como sua situação vacinal, por exemplo, são de conhecimento do órgão. Isso facilita o controle da população canina da cidade, além de direcionar melhor as ações de vacinação e fiscalização.



Outras em Belo Horizonte



  • Segunda edição da Virada Cultural atrai 350 mil pessoas

    Iniciada às 19h de sábado, dia 30 de agosto, a segunda edição da Virada Cultural de Belo Horizonte levou cerca de 350 mil pessoas às ruas da cidade para conferir as mais de 475 atividades promovidas durante o

  • Começou a segunda etapa de vacinação contra HPV

    A segunda etapa da vacinação contra o vírus HPV, que previne contra o câncer de colo do útero,  teve início nesta segunda-feira, dia 1º de setembro, no Centro de Saúde Nossa Senhora Aparecida (Rua Paulino Marques Gontijo, 109, São Lucas),

  • Exposição revela a história do Mercado Central de BH

    A Fundação Municipal de Cultura, por meio do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, e em parceria com o Mercado Central, inaugura nesta quarta-feira, dia 3, a exposição “Histórias e Memórias do Mercado Central - 85 Anos”, com objetos,

  • Feira de Artes e Artesanato terá novos membros em sua comissão paritária

    Termina nesta sexta-feira, dia 5, o prazo de inscrição dos expositores da Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte interessados em disputarem vagas na comissão paritária da respectiva feira. Os candidatos devem comparecer na Gerência de

Últimos termos buscados:

  • canil sao bernardo bh
  • canil bairro sao bernardo bh
  • canil da prefeitura de bh
  • canil prefeitura Bh
  • canil da prefeitura bh
  • canil no bairro são bernardo bh
  • canil sao bernardo belo horizonte
  • feira de adoçao do sao bernardo em bh
  • dia de doacao de cachoros no canil dobairro sao bernado em mg bh
  • prefeitura bh regional sao bernardo

Comentários estão encerrados.

Next post: