?>?> Belo Horizonte: Bairro São Bernardo recebe feira de adoção de animais | Sua Cidade

Belo Horizonte: Bairro São Bernardo recebe feira de adoção de animais

janeiro 24, 2012

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), em parceria com a Organização Não-Governamental Ninho dos Bichos, realiza no sábado, dia 28, entre 9h e 15h, no Centro de Controle de Zoonoses (rua Edna Quintel, 173, bairro São Bernardo), na região da Pampulha, a 4º Feira de Adoção de Animais. Serão colocados 35 animais para adoção, entre cães e gatos. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

A feira deste final de semana terá como novidade o espaço Adote Educativo. Os visitantes terão acesso a vários temas relacionados à saúde dos animais, como vacinação, castração, alimentação e maus tratos. O objetivo é sensibilizar e esclarecer a população sobre os cuidados com os animais. Segundo a secretária do projeto, Vanda Alves da Silva, o ato de adotar um cachorro ou gato envolve uma série de responsabilidades. “Por isso, resolvemos criar esse espaço. Quanto mais informações as pessoas tiverem, melhor”, disse. No sábado será exibido o filme “Fulaninho”, que conta a história de um cachorro que é abandonado pelos donos.

As feiras acontecem semanalmente, em diferentes regiões da cidade. A administradora de empresas Ana Paula Vidigal Resende, de 33 anos, adotou logo duas cadelas. “Sempre tive cachorros, mas nunca tinha adotado. Gostei da experiência. Penso até em adotar outros animais”, disse.

No último ano, foram adotados 380 animais em 24 feiras de adoção. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da SMSA também oferece animais para adoção. Para adotar um animal recolhido pelo CCZ, o interessado deve comparecer pessoalmente à unidade ou ligar para 3277-74111 ou 3277-7413.

Conscientização

Para inibir o abandono de animais de estimação, a SMSA ainda promove, por meio do CCZ, diversas ações de incentivo à guarda responsável. São palestras em escolas públicas, treinamento dos agentes de zoonoses para orientar a população sobre o que é a posse responsável, além da produção de panfletos explicativos sobre a responsabilidade de ter um animal de estimação.

Recentemente, o CCZ passou por uma reforma feita pela Prefeitura, o que gerou melhores condições aos animais e ao trabalho feito pelos profissionais. A reforma priorizou várias melhorias, entre elas a construção de novos canis para adoção, a reforma e a ampliação dos canis de captura, a reconstrução dos canis de observação, a construção de uma sala de esterilização de material cirúrgico e a reconstrução da área administrativa, de refeitório e vestiários.

Outra ação de controle da população canina e felina é a castração. As esterilizações são feitas em três centrais fixas localizadas nos bairros São Bernardo, Caiçara e Salgado Filho e em uma unidade móvel. A capacidade de cirurgias das centrais é, em média, de 42 cirurgias por dia.

O CCZ mantém um controle permanente sobre a população canina do município. Várias informações sobre o animal, como sua situação vacinal, por exemplo, são de conhecimento do órgão. Isso facilita o controle da população canina da cidade, além de direcionar melhor as ações de vacinação e fiscalização.



Leia também em Belo Horizonte



  • PBH inaugura Unidade de Educação Infantil no Bairro Santo Antônio

    A Prefeitura de Belo Horizonte inaugurou, neste sábado, dia 22, a Unidade de Educação Infantil (Umei) Vila Estrela, (Rua Primavera, 60, no Santo Antônio). Vinculada pedagógica e administrativamente à Escola Municipal Presidente João Pessoa (Rua Congonhas 639), também no bairro

  • Em BH, mulheres trabalham como coletoras de lixo em caminhão da SLU

    foto Pedro Antônio de Oliveira Elas se tornaram celebridades, chamam a atenção e fazem o maior sucesso pelas ruas e avenidas da região Centro-Sul. Karen Cristina dos Santos Ribeiro, de 18 anos, Viviane Patrícia da Cruz de Souza

  • Confira as vagas de empregos e cursos oferecidas pelo Sine

    A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho e Emprego, divulga nesta semana novas oportunidades de emprego, oferecidas por meio dos postos municipais do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Estão disponíveis vagas para pessoas com

Últimos termos buscados:

  • canil sao bernardo bh
  • canil bairro sao bernardo bh
  • canil da prefeitura de bh
  • canil prefeitura Bh
  • canil da prefeitura bh
  • zoonoze bairro sao bernado bh
  • canil bh sao bernardo
  • zoonose são bernardo BH
  • zooanoze bairro sao bernado
  • ver numero de telefone da zoonos bairro sao bernado BH

Comentários estão encerrados.

Next post: