Barueri: Prevenção da Gravidez na Adolescência usa o teatro como arma de conscientização

julho 5, 2012

Fonte: Prefeitura de Barueri

05/07/2012 «-»»Prevenção da Gravidez na Adolescência usa o teatro como arma de conscientização   Mães, pais e avós também participaram da conscientização

 

Neste ano, a comissão de orientação e prevenção da gravidez na adolescência de Barueri, formada por representantes de cinco secretarias municipais (Saúde, Educação, Cultura e Turismo, Esporte e Ações Sociais) está utilizando uma estratégia diferente para conscientizar os adolescentes sobre os riscos e consequências de uma gravidez indesejada e da paternidade precoce.

 

São apresentações teatrais feitas pela Cia. Paulista de Artes, com a peça “Jovem sim, e daí?”, num trabalho educativo que apresenta questões relacionadas à sexualidade, drogas e Aids na adolescência, de forma lúdica e até impactante. Os atores representam personagens e comportamentos comuns à vida familiar, sexual e social dos jovens. Essa ação é sempre complementada por uma oficina com discussões sobre sexo seguro, que esclarece as dúvidas dos adolescentes e os leva a refletir sobre essa situação e os seus efeitos para todos os seus familiares.

 

Segundo informou a presidente da Comissão de Sexualidade, médica Sandra Garaude Greven, em 2012 o grupo teatral está realizando 20 apresentações, sendo que quatro já aconteceram nos Centros Comunitários, 12 apresentações foram reservadas para as escolas municipais e duas nas escolas da Fieb, culminando com uma apresentação especial na Semana da Prevenção da Gravidez na adolescência, que acontece todos os anos no início de novembro.

 

Público diversificado

Dentro da programação anual de ações, que prevê também palestras e oficinas sobre sexualidade para os alunos de 5ª a 8ª séries e de ensino médio da rede municipal de ensino nas escolas e Unidades Básicas de Saúde, neste ano a comissão de prevenção está atingindo um público diferenciado, composto por mães, pais, avós e crianças.

 

Na apresentação teatral do dia 27 de junho, no Centro de Eventos, que contou com cerca de 200 pessoas, foram convidadas as frequentadoras do Espaço Mulher, além de famílias atendidas pelos Centros de Referência em Atendimento Social (CRAS) e pela ONG Seiva, juntamente com as adolescentes que compõem as equipes de voleibol do GRB.  Secretaria de Comunicação Social



Novas Notícias em Barueri



Últimos termos buscados:

  • peça teatral desenvolvida nas escola sobre gravidez indesejada

Comentários estão encerrados.

Next post: